Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Começa a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes em Ipatinga

    Durante este período, as Unidades Básicas de Saúde do município atenderão o público para atualização da caderneta de vacinação

    Por Plox

    02/10/2020 17h40 - Atualizado há cerca de 1 ano

    Começa nesta segunda-feira (5), em Ipatinga, a Campanha Nacional de Multivacinação dirigida a crianças e adolescentes. O trabalho de imunização se estenderá até 30 de outubro, em todo o país. 

    Durante este período, as Unidades Básicas de Saúde do município atenderão o público para atualização da caderneta de vacinação. Serão oferecidas dezenas de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Paralelamente, acontece a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. 

    Salas de VacinaçãoFoto: Divulgação

     

    O ‘Dia D’ está programado para 17 de outubro, quando as Unidades Básicas de Saúde da rede pública de Ipatinga estarão abertas de 8h às 16h30.

    A ação tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus e também oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças em todo o país. 

    Quem pode ser vacinado? 

    O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças a partir de um ano até menores de cinco anos. Já na multivacinação, serão atendidas as crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 

    VacinaçãoFoto: Divulgação


     
    A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, lembra que “o objetivo da campanha é resgatar os não vacinados e também atualizar o cartão de vacinação”. 

    É fundamental que todo o público-alvo compareça aos serviços de saúde levando o cartão de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar e administrar as doses que ainda são necessárias para completar a imunização, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação”, detalhou. 

    Pandemia 

    Neste ano, o Ministério da Saúde destaca em nota técnica a importância da vacinação diante do cenário decorrente da pandemia do coronavírus. 

    O documento salienta “a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção amplamente divulgadas, para diminuir o risco de contágio da doença entre os trabalhadores da saúde e a população”. 

    Poliomielite
     
    Desde a década de 90, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio. A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e cinco anos de idade. Segundo o governo, a meta é que 95% do público-alvo seja imunizado.
     
    Multivacinação

    A Campanha Multivacinação oferece uma série de doses para diversas doenças. 
     
    Entre as vacinas disponíveis na campanha estão: BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]