Vacina da Oxford chega em janeiro, afirma Pazuello

30 milhões de doses serão compradas pelo Governo Federal

Por Plox

02/10/2020 17h53 - Atualizado há quase 4 anos

Nesta sexta-feira (2), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou que 30 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca, estarão disponíveis no Brasil a partir de janeiro.

O ministro disse em entrevista à CNN Brasil, que o processo de imunização não depende somente da entrega das vacinas, mas do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Uma vez aprovada a vacina com registros internacionais, cabe à Anvisa certificar no Brasil. Quanto à velocidade da certificação e aceleração de fases, eu não tenho essa posição hoje, que é específica da Anvisa. Assim que tivermos a vacina e a autorização, começamos a vacinar", declarou Pazuello.

 

PazuelloFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 

Também em entrevista à CNN, o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos, disse que "A Anvisa não se compromete com prazo, mas só libera quando tiver segurança e qualidade bem estabelecidas".

Pazuello afirmou em entrevista à rádio CBN, nesta sexta-feira (2), que a imunização estará disponível para toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Destaques