Brasil

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Haddad e Tarcísio vão ao segundo turno em São Paulo

    Petista foi o mais bem votado no estado paulista, seguido pelo republicano

    Por Plox

    02/10/2022 20h00 - Atualizado há mais de 1 ano

    Neste domingo (2), os paulistas decidiram que Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), irão disputar o segundo turno para o cargo de governador de São Paulo. Tarcísio ficou com 42,39% contra 35,70% do ex-prefeito de São Paulo.

    Apoiados por Lula e Bolsonaro, Haddad e Tarcísio irão disputar o segundo turno em São Paulo. Foto: Montagem/Plox.

     

     

    Com o irrestrito apoio de Lula, Haddad foi o mais bem votado no estado, seguido por Tarcísio. Rodrigo Garcia (PSDB), que tentava sua reeleição, ficou em terceiro.  Com isso, os paulistas decidiram no dia 30 de outubro, quem será o governador do estado nos próximos quatro anos.

    Haddad foi eleito prefeito de São Paulo em 2012, em 2016 concorreu à reeleição mas perdeu no primeiro turno. Nas últimas eleições gerais, disputou o cargo de presidente, após Lula ter sua candidatura impugnada. Haddad ficou em segundo lugar, e Jair Bolsonaro (PL) foi eleito chefe do executivo brasileiro.

    Antes das disputas eleitorais, Haddad participou do governo petista em 2003, sendo assessor especial do Ministério do Planejamento. No ano seguinte, foi convidado pelo então Ministro da Educação Tarso Genro para que assumisse o cargo de Secretário-executivo da pasta.

    Ex-prefeito de São Paulo tenta voltar a um cargo executivo nessas eleições. Foto: Reprodução/Fernando Haddad/Facebook.

     

    Em 2005, tornou- se Ministro da Educação, e foi o responsável por elaborar o Programa Universidade Para Todos (ProUni).

    Tarcísio de Freitas também atuou como ministro no governo federal. Antes de se tornar candidato, ele foi ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro, do qual tem apoio para ser governador. Freitas também atuou como diretor executivo e diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff.

    Ex-ministro do governo Bolsonaro, Tarcísio recebeu apoio do presidente durante campanha. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

    Além de político, Tarcísio é engenheiro e militar da reserva.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]