Pesquisa Gerp aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula na corrida de 2026
Levantamento nacional com 2 mil entrevistados indica Flávio Bolsonaro com 42% e Lula com 41% em simulação de segundo turno, dentro da margem de erro
Nikolas Ferreira (PL) está matematicamente eleito deputado federal por Minas Gerais em sua primeira vez disputando o pleito. Além de assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, o parlamentar bateu recorde, sendo o deputado mais bem votado na história do estado mineiro. Com 92,27% das urnas apuradas, Nikolas já teve 1.368.706 votos. Ele atualmente é vereador de Belo Horizonte e foi o segundo mais votado da história da capital mineira, escolhido por 29.388 eleitores.
Ferreira se descreve como cristão, conservador e defensor da família e tem pautas alinhadas ao do presidente Jair Bolsonaro. Em seu mandato de vereador em BH, Nikolas tem o costume de se posicionar de forma contrária a qualquer pauta progressista que for defendida no parlamento.

Carreira política
Antes mesmo de se tornar um parlamentar, Nikolas é coordenador do movimento Direita por Minas e através dele conseguiu expor suas opiniões sobre determinadas pautas. Além de ser contra o aborto, contra a legalização de drogas, a favor do armamento da população, a geração de empregos e o suporte aos comerciantes da cidade também são bandeiras de Nikolas Ferreira.
Como vereador da capital mineira, Nikolas é membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor, Comissão Especial de Estudo, CPI que investiga nepotismo na prefeitura de Belo Horizonte, e da CPI da Covid-19. Além disso, Ferreira se tornou relator da CPI que investiga o uso da máquina pública (suspensa por decisão judicial) e é membro suplente da Comissão de Legislação e Justiça.

Nikolas também foi co-autor da lei que altera o nome do Parque das Mangabeiras, foi autor da Lei Nº11401/2022 que Estabelece diretrizes para as exposições justificativas de aberturas de créditos suplementares e especiais pelo Poder Executivo, já o Projeto de Lei que visa garantir aos estudantes do município de Belo Horizonte o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, na forma que menciona, está em votação no segundo turno.
Polêmica recente
Nos bastidores do primeiro debate eleitoral do primeiro turno, Nikolas Ferreira bateu boca com o também mineiro André Janones (Avante), que tem apoiado a candidatura do ex-presidente Lula (PT).
A desavença começou quando Janones discutiu com o ex-ministro de Bolsonaro Ricardo Salles (PL). Posteriormente, o deputado mineiro estava explicando o motivo da confusão para os seguranças, quando Nikolas Ferreira e Adrilles Jorge provocaram Janones, que se levantou e proferiu xingamentos. Os três foram contidos pela segurança que estava no local.

Biografia
Nikolas Ferreira de Oliveira nasceu em Belo Horizonte, no dia 30 de maio de 1996, é formado em Direito pela PUC Minas. Ferreira foi criado no Bairro Cabana do Pai Tomás, na Região Nordeste da capital mineira.