O atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL) foi reeleito no primeiro turno. Castro superou amplamente o restante dos candidatos e conquistou mais de 4,9 milhões de votos, mais que o dobro do segundo colocado, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB).
Durante todo o período eleitoral, Castro e Freixo lideram as pesquisas de intenção de votos, e as votações deste domingo (2), um segundo turno era esperado por especialistas. Os dois receberam apoio dos líderes das pesquisas para o cargo de presidência.
Cláudio Castro se tornou governador em 1º de maio de 2021, após Wilson Witzel sofrer impeachment. Antes de concorrer como vice-governador na chapa de Witzel em 2018, Castro foi chefe do gabinete do deputado estadual Márcio Pacheco (PSC) e se tornou vereador do Rio em 2016 pelo PSC (Partido Social Cristão).
O atual governador nasceu em Santos, no entanto mora no Rio desde criança. Castro é formado em direito, e além de advogado é músico, compositor e cantor, autor de dois álbuns de música católica.