Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Sem consenso, PL da Anistia segue travado na Câmara

Presidente Hugo Motta afirma que ainda não há texto definido para votação da proposta que trata da dosimetria das penas dos atos de 8 de janeiro

02/10/2025 às 08:08 por Redação Plox

Em meio a debates intensos nos bastidores da Câmara dos Deputados, o projeto de lei da Anistia — agora chamado de 'PL da dosimetria' — ainda não tem data para ser votado. Segundo o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), o texto ainda está em construção e não há previsão para que chegue ao plenário.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

A proposta, que visa tratar da dosimetria das penas aplicadas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, é considerada prioridade por parte da oposição. No entanto, o relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), ainda está em processo de articulação com líderes partidários e bancadas antes de finalizar o parecer.


“Ainda não se tem um texto pronto para que possa ir ao plenário. Quando o relator terminar essas conversas, ele deverá apresentar o texto e a partir daí vamos discutir quando levaremos a proposta à pauta”

, declarou Motta em entrevista à CNN.

Embora a Câmara já tenha aprovado a urgência da proposta em setembro — o que permite uma tramitação mais célere —, ainda não há consenso sobre o mérito do projeto. A expectativa é de que a versão final do texto considere apenas a redução das penas, algo que desagrada os parlamentares bolsonaristas, que defendem anistia total, inclusive para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.


As negociações esbarram também no temor de que o texto seja declarado inconstitucional pelo STF, o que poderia anular todo o esforço legislativo. Outro ponto de atenção, segundo Paulinho, é a necessidade de alinhar previamente o conteúdo com o Senado, para evitar um desfecho semelhante ao da PEC da Blindagem — aprovada na Câmara, mas rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.


Por ora, o destino do projeto permanece indefinido. A depender dos próximos passos do relator e dos acordos que forem firmados, o PL poderá ou não ser incluído na pauta das próximas sessões.


Compartilhar a notícia

Veja também
 Foto: Pedro França/Agência Senado
POLíTICA

Flávio Dino no STF: Peça chave na estratégia de Lula para consolidação de apoio no judiciário

Posse de Dino no supremo em 22 de fevereiro integra esforço do presidente para assegurar apoio judicial

POLíTICA

Lula avalia Boulos para ministério no Planalto

Possível mudança no governo pode fortalecer articulação com movimentos sociais

Lula discute ressarcimento de vítimas de golpe no INSS com ministros
POLíTICA

Lula discute ressarcimento de vítimas de golpe no INSS com ministros

Encontro no Palácio do Alvorada definirá diretrizes para devolução de valores a aposentados e pensionistas lesados por fraude bilionária

Alckmin
POLíTICA

Só Lula ganharia eleição passada, diz vice-presidente

Alckmin critica conduta de ex-presidente na campanha à reeleição

para você
Reprodução: Pixabay
ECONOMIA

Minas Gerais persiste sem isenção de IPVA por idade do veículo

Diferentemente da maioria dos estados brasileiros, Minas Gerais e Pernambuco não oferecem isenção de IPVA baseada na antiguidade do veículo

Ipatinga terá noite de jazz brasileiro com show gratuito da banda Yauaretê
LAZER

Ipatinga terá noite de jazz brasileiro com show gratuito da banda Yauaretê

Show da banda acontece no Centro de Memória Usiminas e integra a Série Música Instrumental no Jardim, com entrada gratuita e acessibilidade em Libras

l.jpg
ESPORTES

Ex-treinadora das Tigresas de Aço acerta com o América MG

Foto: Reprodução/TV Globo
EDUCAçãO

Alunos da USP lutam na justiça contra possível reprovação devido à greve

Medida busca garantir direitos dos estudantes em meio a controvérsias e posicionamentos da universidade