Política
Publicidade PUBLICIDADE

Janja destaca mobilização para COP30 em Belém com protagonismo feminino

Primeira-dama fez discurso no Global Citizen Festival, ressaltando papel da Amazônia e desafios para sediar a conferência que reunirá até 191 países

02/11/2025 às 09:20 por Redação Plox

A primeira-dama, Janja da Silva, subiu ao palco do Global Citizen Festival, realizado neste sábado em Belém (PA), evento marcado por grandes atrações nacionais e internacionais e que antecede a COP30, a Conferência do Clima da ONU. Também participaram da celebração as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Janja fala em “COP da virada”

Durante o evento, Janja enfatizou que acredita que a próxima edição da conferência será a “maior COP de todos os tempos” e reforçou o objetivo de mobilizar líderes para enfrentar a crise climática. No palco, ela falou sobre a importância de transformar o cenário e defendeu maior protagonismo feminino nas discussões ambientais.

Janja cumpre agenda em Nova York nesta quinta-feira

Janja cumpre agenda em Nova York nesta quinta-feira

Foto: Redes sociais


Como dizemos no futebol, já que estamos no país do futebol, o mundo ainda tem tempo para virar o jogo. Faremos o que estiver ao nosso alcance para avançar em compromissos que façam a diferença. – Janja da Silva

Janja destacou ainda a necessidade de mais participação das mulheres e da busca pela igualdade de gênero, mencionando o papel essencial das mulheres na proteção das florestas.

Ela também ressaltou a relevância da Amazônia na pauta ambiental mundial e avaliou que a capital paraense passará a ocupar um papel central durante a COP30. Mudar a relação da humanidade com o planeta foi apontado por Janja como uma tarefa urgente.

Atrações do festival e expectativas para a COP30

O Global Citizen Festival contou com participações de artistas como Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, Gilberto Gil, Anitta e Gaby Amarantos, em uma programação que celebrou a diversidade e ampliou o debate climático.

A COP30 acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro, período em que Belém espera receber delegações de diversos países. Antes do início oficial do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderará, nos dias 6 e 7, a Cúpula de Líderes, que deve reunir dezenas de chefes de Estado e delegações internacionais.

Governador do Pará relata desafios na preparação

Antes da participação de Janja, o governador do Pará, Hélder Barbalho, se dirigiu ao público. Segundo ele, os paraenses enfrentaram “preconceito” durante os preparativos para a conferência, por parte de quem duvidou da capacidade do estado de sediar um evento desse porte.

Nós fomos vítima de muito preconceito de quem achava que nós não seríamos capazes. Nós podemos, a Amazônia pode, o Pará pode e nós vamos mostrar para o mundo que eles vão vir aqui e vão ver que nós somos um povo acolhedor. – Hélder Barbalho

Desafios logísticos e mobilização internacional

Durante os meses que antecederam o evento, a preparação da cidade foi marcada por dificuldades, especialmente relacionadas à hospedagem das delegações estrangeiras, devido ao aumento nos preços de hotéis e apartamentos. Em função disso, países de diferentes continentes avaliaram a participação na COP30.

A expectativa da presidência brasileira é que o evento reúna até 191 dos 198 países-membros da Convenção do Clima da ONU em Belém.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a