Após recusa das universidades, MEC volta atrás e aulas não retornarão em janeiro

Ministro da Educação disse que irá abrir uma consulta pública para ouvir a comunidade acadêmica

Por Plox

02/12/2020 13h26 - Atualizado há mais de 4 anos

Após recusa da universidades, o Ministério da Educação (MEC) vai revogar a portaria que determinava a volta às aulas a partir de janeiro. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, em entrevista ao canal CNN Brasil, disse que vai abrir uma consulta pública para ouvir a comunidade acadêmica.

O MEC foi criticado pelas universidades que afirmaram que não estão preparadas para retorno às aulas com segurança.

"Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento", afirmou o ministro.

 

 

Sala de aula
Foto: Agência Brasil

 

O que tinha sido decidido

O documento estabelece ainda a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.

O texto da portaria diz, também, que as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer às Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), “ficando vedada a aplicação da excepcionalidade aos cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”.

O documento estabelece que, especificamente para o curso de medicina, "fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE".

Por Agência Brasil.

Texto modificado e atualizado.

Destaques