Apesar de não citar nomes, Lula afirma que tem 80% de seu ministério “na cabeça”

A base do meu ministério será a base das pastas que eu tinha no meu segundo mandato, com o acréscimo dos povos originários, disse o petista

Por Plox

02/12/2022 17h16 - Atualizado há mais de 2 anos

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista nesta sexta-feira (2) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está instalado o gabinete de transição de governo. Lula afirmou que tem 80% de seu ministério “na cabeça”, mas só deve anunciar os nomes após o dia 12 de dezembro, quando acontece sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lula esteve ao lado de Gleisi Hoffmann durante entrevista. Foto: Brenda Colen/Plox.

 

“Tenho 80% do ministério na cabeça. Mas não quero construir um ministério apenas para mim. A base do meu ministério será a base das pastas que eu tinha no meu segundo mandato, com o acréscimo dos povos originários. Mas este ainda não sei se será uma pasta ou uma secretaria ligada à Presidência da República”, disse.

“Depois que eu for presidente da República, e diplomado, eu começo a formar meu ministério”, complementou Lula.

Questionado pela imprensa, o petista não quis comentar qual será o perfil de seu ministro da Fazenda e da equipe econômica de seu governo. Também preferiu não responder sobre Fernando Haddad, um dos nomes mais especulados para ocupar a pasta.

Além disso, Lula garantiu que também a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), não assumirá nenhum ministério. A decisão foi tomada após uma reunião com parlamentares do partido, na quinta (1º). Segundo ele, é importante “não desmontar” o PT após a vitória na eleição. Ele também afirmou que Gleisi será importante em seu governo.


 

Destaques