Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Famosos

Aos 96 anos, morre Angel Vianna, grande referência da dança no Brasil

A notícia foi divulgada pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, localizada no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

02/12/2024 às 14:18 por Redação Plox

A bailarina, coreógrafa e pesquisadora mineira Angel Vianna, um dos maiores nomes da dança no Brasil, faleceu neste domingo (1º), aos 96 anos. A notícia foi divulgada pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, localizada no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Foto: Faculdade Angel Vianna/Divulgação

“Com imenso pesar, comunicamos o falecimento da nossa querida Mestra Angel Vianna. Com serenidade ela nos deixou repletos da sua luz e sabedoria. Para sempre Angel!”, informou a instituição em nota oficial.

Homenagens e cerimônia íntima

A família da artista realizou uma cerimônia privada em São Paulo no mesmo dia do falecimento. Informações sobre a causa da morte não foram divulgadas. Em breve, serão detalhados os horários das missas de 7º dia, que ocorrerão em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Carreira artística e acadêmica

Nascida como Maria Ângela Abras Vianna, Angel iniciou sua formação artística no Ballet de Minas Gerais, sob a orientação do professor Carlos Leite. Ela também estudou artes plásticas na Escola de Belas Artes de Belo Horizonte e música com o maestro Francisco Masferrer.

Angel Vianna se destacou ao lado do marido, Klauss Vianna, com quem fundou a Escola de Dança Klauss Vianna e o Balé Klauss Vianna, onde era solista e participava de coreografias inovadoras que buscavam incorporar elementos da cultura brasileira.

Reconhecimentos e prêmios

Ao longo de sua carreira, Angel acumulou diversas honrarias. Em 1999, foi condecorada com o Diploma de Admissão na Ordem do Mérito da Cultura na Classe de Cavaleiro, entregue pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Já em 2014, recebeu da presidente Dilma Rousseff a Comenda Máxima Grand Cru da Ordem do Mérito Cultural. Em 2019, foi agraciada com o Título de Cidadã Honorária da Cidade do Rio de Janeiro.

Contribuição à educação e dança

Angel também teve uma carreira marcante no ensino superior, lecionando na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, no Conservatório Brasileiro de Música e em outros programas acadêmicos. Ela foi uma referência na disciplina de Expressão Corporal, formando várias gerações de artistas e educadores.

Sua dedicação foi reconhecida por alunos, colegas e admiradores, que a consideram uma verdadeira dama da dança no Brasil. “Angel é por todos os motivos a Grande Dama da Dança Nacional, a responsável por um celeiro formador de profissionais com intensa dedicação”, destacou um texto no site da Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança.

Compartilhar a notícia

para você
 Foto: DIAMOND/DIVULGAÇÃO
LAZER

"Ferrari": Filme expõe a complexidade de Enzo Ferrari e a história da Escuderia na Fórmula 1

Lançamento nas Telas Revela Facetas Obsessivas e Trágicas de Enzo Ferrari, com Participação do Brasileiro Gabriel Leone

EDUCAçãO

Educadores apoiam possível restrição ao uso de celulares nas escolas

A medida busca diminuir impactos no aprendizado e saúde mental de estudantes e professores

auxilio
ECONOMIA

Teto definido pela PEC Emergencial deixa um em cada quatro beneficiários fora do auxílio emergencial

Queda na renda impacta arrecadação de impostos dos municípios, que estão na linha de frente do combate à pandemia

acidente
POLíCIA

Carro avança parada obrigatória e atinge motocicleta em Ipatinga

Condutora e passageira foram socorridas pelo Samu com escoriações pelo corpo