Em parceria com CMDCA Timóteo, Fundação Aperam promove projetos nas escolas

Iniciativas são realizadas com recursos captados junto ao Fundo da Infância e Adolescência - FIA de Timóteo

Por Plox

02/12/2024 06h35 - Atualizado há 9 dias

Mais de 2,3 mil crianças e adolescentes são beneficiados com os projetos “Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente” e “Brincando Eu Aprendo”, realizados pela Fundação Aperam em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo (CMDCA) e com a Prefeitura de Timóteo.

Foto: Divulgação/Aperam

“Os projetos têm o objetivo de contribuir com o futuro das crianças e dos adolescentes, despertando-os para o conhecimento sobre seus direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além de apresentar formas ensino-aprendizagem, como conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer”, detalhou o presidente da Fundação Aperam, Luiz Magalhães.

Foto: Divulgação/Aperam

O Projeto Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente está alcançando aproximadamente  2 mil crianças e adolescentes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais de Timóteo. As atividades começaram com uma intervenção cultural, entre os dias 5 a 8/11, abordando de forma lúdica, os valores, conhecimentos e direitos garantidos pelo ECA. Foram beneficiadas pelo projeto a Escola Municipal de Timóteo, Escola M. Novo Tempo, Escola M. do Limoeiro, Escola M. Profª. Maria Aparecida Martins Prado e Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (IMETT).

Foto: Divulgação/Aperam

Até o dia 22 deste mês, os alunos participam de um concurso de redação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, buscando estimular, identificar e premiar alunos que se destacarem na elaboração dos textos.

A diretora da Escola Municipal Novo Tempo, Elaine Calixto de Oliveira de Vieira, lembra que o Estatuto da Criança e do Adolescente representou um avanço importante em relação ao direito à educação. “O assunto era abordado na escola, porém de forma muito aleatória. Nunca foi trabalhado de maneira sistemática, contínua e efetiva na escola. Trazer este tema para a escola desperta, tanto nos docentes quanto nos alunos, um debate necessário, pois ainda há muito a avançar. Os alunos ficaram empolgados, interessados e se envolveram de forma significativa no assunto, e o incentivo da premiação foi fundamental”, comentou.

Brincando para aprender

Foto: Divulgação/Aperam


Outra iniciativa que beneficia os estudantes de Timóteo é o projeto Brincando Eu Aprendo, voltado para mais de 300 crianças, de 4 e 5 anos, alunos do 1º e 2º períodos da Educação Infantil, de escolas municipais de Timóteo. Os primeiros circuitos itinerantes foram realizados nos dias 29 e 30/10, 5 e 7/11, nas escolas municipais Limoeiro, Virginia de Souza Reis, Profª. Maria Aparecida Martins Prado e CMEI Eva Eulália.

As intervenções culturais estão alinhadas aos direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, temas estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Foto: Divulgação/Aperam

Para Úrica Cotta Araújo Bobbio, diretora do CMEI Eva Eulália, o projeto Brincando Eu Aprendo está contribuindo de forma lúdica na aprendizagem de nossas crianças. “É importante a dança e o teatro fazerem parte do currículo escolar, pois ambos representam a identidade cultural, as expressões artísticas, o desenvolvimento emocional, o intelectual, a criatividade, e a coordenação corporal. Nossos alunos ficaram maravilhados e muito empolgados com as atividades. O que mais me chamou a atenção foi a concentração das nossas crianças e o envolvimento das mesmas durante as apresentações”, completou.

 

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