Sebrae Minas impulsiona artesãos e agroindústrias mineiras na Feira Nacional de Artesanato
Evento destaca tradição, cultura e produtos típicos de Minas Gerais com exposição e comercialização de peças únicas e gastronomia regional
Por Plox
02/12/2024 21h44 - Atualizado há 10 dias
Entre os dias 4 e 8 de dezembro, Belo Horizonte receberá a 35ª Feira Nacional de Artesanato, que terá como destaque o espaço Origem Minas, uma iniciativa do Sebrae Minas. Com a participação de mais de 45 artesãos de associações e cooperativas do estado e 10 agroindústrias, o evento busca valorizar a história, tradição, cultura e gastronomia mineira. Esta ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.
Produtos que contam histórias
O “Origem Minas Artesanato” trará uma rica diversidade de trabalhos feitos por artesãos de mais de 30 municípios. Entre os destaques estão carrancas, santos esculpidos em madeira, bordados, peças em cerâmica, molduras de parede inspiradas nas janelas coloniais, arte sacra e objetos feitos com palha do coqueiro Indaiá. A proposta é oferecer ao público itens decorativos e utilitários que preservem a essência das tradições mineiras.
Sabor mineiro para conquistar mercados
O “Origem Minas Agroindústria” reunirá 10 agroindústrias de 8 cidades, apresentando produtos típicos como cafés, cachaças, doce de leite, biscoitos, licores, mel, própolis, geleias, antepastos e queijos. Esses itens estarão disponíveis para comercialização e para avaliação de potenciais compradores, fortalecendo a imagem de qualidade e autenticidade da gastronomia mineira.
Oportunidades e visibilidade
A relevância do evento foi destacada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva:
“A Feira Nacional de Artesanato é um evento de grande relevância para o posicionamento estratégico do artesanato e das agroindústrias mineiras, valorizando suas origens e promovendo a identidade dos diversos territórios. Consolidada no calendário de inúmeros visitantes e compradores, a feira oferece ampla visibilidade, além de oportunidades de divulgação e negócios, gerando significativos ganhos para seus participantes.”
Origem Minas: uma trajetória de fortalecimento
Criado em 2012 pelo Sebrae Minas em parceria com o sistema Faemg, o projeto Origem Minas tem como objetivo promover o desenvolvimento e a competitividade de pequenas empresas do setor de artesanato e gastronomia. Focado na valorização da identidade e exclusividade dos produtos mineiros, o projeto consolida a mineiridade em experiências que conquistam mercados em todo o Brasil