Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Indicado por Lula ao STF, Jorge Messias intensifica corpo a corpo com senadores
Advogado-geral da União cumpre agenda de encontros individuais, busca diálogo com Frente Evangélica e mira reduzir resistências antes de sabatina na CCJ, marcada para 10 de dezembro
02/12/2025 às 07:57por Redação Plox
02/12/2025 às 07:57
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O advogado-geral da União, Jorge Messias, segue nesta terça-feira (2) a maratona de encontros com senadores para tentar consolidar apoio à sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) antes da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, é o mais jovem entre os cotados para a nova vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Messias é o nome mais jovem cotado para a nova vaga na Corte e tem centrado a agenda em reuniões individuais para apresentar seu currículo e reduzir resistências dentro do Senado.
Encontros com Pacheco e Aziz na agenda
Entre os primeiros compromissos desta terça estão encontros com os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Omar Aziz (PSD-AM), ambos integrantes da CCJ, colegiado responsável por sabatinar o indicado ao STF.
Parlamentares relatam que a estratégia do advogado-geral da União tem sido priorizar justamente os senadores que demonstram maior resistência ao seu nome, numa espécie de “corpo a corpo” político que vem sendo comparado ao tradicional “beija-mão” feito por indicados antes de votações decisivas.
Frente Evangélica entra no radar
O senador Carlos Viana (Pode-MG), presidente da Frente Evangélica do Senado, afirmou que foi procurado por Messias, que pediu para ser recebido pelo grupo. Viana disse que, na condição de cristão e presidente da Frente, atuará como ponte com os parlamentares de sua bancada.
Estou conversando com cada senador para saber quem está disposto a ouvir. Não sei se isso vai alterar votos, mas é uma questão de respeito e oportunidade de diálogo
Carlos Viana
Sabatina e tramitação no Senado
A sabatina de Jorge Messias na CCJ está marcada para o dia 10 de dezembro. Segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA), a leitura da mensagem com a indicação será feita na próxima quarta-feira (4), quando deverá ser concedida vista coletiva aos membros da comissão.
O senador Weverton (PDT-MA) será o relator da indicação. De acordo com Otto Alencar, se o nome de Messias for aprovado na CCJ, o processo seguirá imediatamente para votação no Plenário do Senado, etapa decisiva para a confirmação do novo ministro do STF.
Descrito por moradores como briguento e temido, Douglas Alves da Silva, 26, é investigado por atropelar e arrastar a ex-companheira, Tainara Souza Santos, na Marginal Tietê, causando a amputação das duas pernas, em um ataque que a polícia atribui a ciúmes e à recusa em aceitar o fim do relacionamento.
Descrito por moradores como briguento e temido, Douglas Alves da Silva, 26, é investigado por atropelar e arrastar a ex-companheira, Tainara Souza Santos, na Marginal Tietê, causando a amputação das duas pernas, em um ataque que a polícia atribui a ciúmes e à recusa em aceitar o fim do relacionamento.