Ipatinga

mundo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Bombardeio dos Estados Unidos mata principal general iraniano

    Por Plox

    03/01/2020 10h15 - Atualizado há quase 2 anos

    Um dos homens mais poderosos do Irã, o general Qassem Soleimani, apontado como o “cérebro” da estratégia militar iraniana, morreu em um ataque aéreo comandado pelos Estados Unidos nesta quinta-feira (2), na capital do Iraque, Bagda. 
     
    Soleimani era major da Força Al Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária, e próximo ao lidar supremo do irã, Ali Khamenei.

    Em nota, o pentágono, órgão responsável pelas forças militares dos Estados Unidos, disse que”sob a direção do presidente, os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o efetivo dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Islâmica Corps-Quds Force, considerada pelos EUA uma organização terrorista estrangeira”.
     
    A morte de Soleimani terá um grande impacto na já tênue relação entre os EUA e o Irã. Especialistas do mundo todo dizem que o Irã não aceitará tão fácil a morte de Soleimani e uma retaliação é certa. 
     
    Confira a nota na íntegra: 
     
    "Sob a direção do presidente, os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o efetivo dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Islâmica Corps-Quds Force, considerada pelos EUA uma organização terrorista estrangeira.
     
    O general Soleimani estava ativamente desenvolvendo planos para atacar diplomatas americanos e membros do serviço no Iraque e em toda a região.
     
    O general Soleimani e sua força Quds foram responsáveis ​​pela morte de centenas de americanos e membros da coalizão e por ferir outros milhares.
     
    Ele orquestrou ataques a bases da coalizão no Iraque nos últimos meses - incluindo o ataque de 27 de dezembro - matando e ferindo efetivos americanos e iraquianos.
     
    O general Soleimani também aprovou os ataques à embaixada dos EUA em Bagdá que ocorreram nesta semana.
     
    Este ataque teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos. Os Estados Unidos continuarão a tomar todas as medidas necessárias para proteger nosso povo e nossos interesses onde quer que estejam ao redor do mundo."
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]