Bolsonaro está com suboclusão intestinal; entenda o que é

O presidente foi internado em São Paulo após se sentir mal no domingo (2)

Por Plox

03/01/2022 10h36 - Atualizado há mais de 2 anos

O presidente Jair Bolsonaro está com suboclusão intestinal, afirma nota médica do Hospital Vila Nova Star, publicado no início da manhã desta segunda (3). Ele foi internado em São Paulo após se sentir mal no domingo (2).

Segue nota: 

“Nota à imprensa

São Paulo, 03 de janeiro de 2022 - O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal. Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No momento, sem previsão de alta.

Direção médica responsável:

Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe

Dr. Leandro Echenique – Cardiologista

Dr. Ricardo Camarinha – Cardiologista do presidente

Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star Dr. Pedro Loretti – Diretor geral do Hospital Vila Nova Star”

O Presidente da República sentiu fortes dores abdominais durante as férias em Santa Catarina e, na madrugada desta segunda-feira (3), foi hospitalizado em São Paulo. 

Bolsonaro publicou em seu Twitter que começou a passar mal após o almoço de domingo, e que é a segunda internação causada pela facada de 2018. O presidente está usando sonda nasogástrica. Além disso, serão feitos mais exames para uma possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal. 

Foto: Reprodução / Twitter

 

ENTENDA O QUE É SUBOCLUSÃO INTESTINAL

A obstrução intestinal é quando as fezes são impedidas de passar pelo intestino. As fezes, gases e secreções digestivas se acumulam e aumenta a pressão dentro do intestino, provocando um risco grave, como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido intestinal.

Algumas das principais causas da obstrução intestinal são a presença de brigas intestinais, tumores ou possível inflamação que interfere no intestino.

Os principais sintomas, além de não conseguir eliminar fezes e gases são: inchaço exagerado da barriga, dor abdominal em cólica e intensa, diminuição do apetite, náuseas e vômitos.

A obstrução intestinal tem cura e tratamento, que varia de acordo com a causa, local e gravidade da obstrução. Se for o caso de uma obstrução leve, o tratamento é feito através da administração de líquidos na veia ou por sonsa que entra no nariz e vai até o intestino para aliviar a pressão. O paciente deve ficar de jejum até que o problema seja resolvido. 

Em casos mais graves, é necessário cirurgia para desobstruir o intestino. 

RELEMBRE 

Em 2018, Bolsonaro foi atingido por uma facada em Juiz de Fora (MG), durante campanha eleitoral. Após o fato, o presidente já precisou ser internado cinco vezes para cirurgias. 

Sua última internação foi em 14 de julho de 2020, onde tratou de suboclusão intestinal e, após quatro dias, teve alta do hospital.

Destaques