Política

Governo reúne cúpula no Itamaraty após ataque dos EUA à Venezuela e captura de Maduro

Encontro deste sábado em Brasília discutirá impactos regionais da ofensiva anunciada por Donald Trump e os próximos passos da política externa brasileira, em meio à ausência de Lula, Janja e do chanceler Mauro Vieira

03/01/2026 às 08:55 por Redação Plox

O governo federal deve se reunir na manhã deste sábado (3) para discutir o ataque dos Estados Unidos à Venezuela. O encontro da alta cúpula da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está previsto para acontecer no Palácio Itamaraty, em Brasília, segundo informou a emissora “GloboNews”. Ainda não há confirmação de quais ministros participarão da reunião.

Palácio Itamaraty, em Brasília.

Palácio Itamaraty, em Brasília.

Foto: Reprodução | Itamaraty.


Reunião em Brasília sem a presença de Lula

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está de férias desde 21 de dezembro, com retorno previsto apenas para 6 de janeiro, conforme publicação no Diário Oficial da União.

O presidente Lula e a primeira-dama Janja também estão fora de Brasília. Eles permanecem em uma base militar na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro.

Ataque dos EUA e captura de Maduro

Na manhã deste sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que as forças americanas lançaram um ataque em grande escala contra a Venezuela e anunciou a captura de Nicolás Maduro e de sua esposa. O episódio amplia a tensão na região e coloca o Brasil diante da necessidade de definir rapidamente sua posição diplomática.

A movimentação no Itamaraty ocorre em meio a esse novo cenário de crise, com a expectativa de que o governo brasileiro avalie os desdobramentos do ataque, seus impactos regionais e os próximos passos da política externa em relação à Venezuela e aos Estados Unidos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a