Política

Venezuela bloqueia fronteira e principal ligação terrestre com o Brasil é fechada em Roraima

Governo venezuelano suspende entrada e saída de pessoas em Pacaraima após anúncio de operação militar dos EUA; fluxo migratório cai bruscamente e fronteira é isolada por forças de segurança

03/01/2026 às 13:30 por Redação Plox

O principal ponto de ligação entre Brasil e Venezuela, em Pacaraima, no norte de Roraima, amanheceu fechado neste sábado (3), após o anúncio de uma ofensiva militar dos Estados Unidos em território venezuelano. De acordo com a Polícia Federal (PF), o país vizinho interrompeu a passagem na fronteira, o que provocou uma mudança brusca no fluxo de pessoas na região.

Fronteira entre Brasil e Venezuela está fechada

Fronteira entre Brasil e Venezuela está fechada

Foto: Reprodução/Print de vídeo PMRR


Venezuela fecha a fronteira em meio a ofensiva dos EUA

A PF identificou uma redução expressiva no movimento migratório logo nas primeiras horas do dia e confirmou que o governo venezuelano decidiu bloquear a passagem em Pacaraima. A interrupção ocorre no momento em que a tensão política e militar na Venezuela atinge um novo patamar, após a ação norte-americana.

A PF observou redução no fluxo migratório e informou que a Venezuela fechou sua fronteira hoje

Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal

Forças de segurança reforçam a área do marco fronteiriço

Imagens registradas por volta das 8h e divulgadas pela Polícia Militar de Roraima mostram viaturas e militares do Exército posicionados nas proximidades do marco fronteiriço, onde ficam as bandeiras dos dois países. Cones foram colocados na via para impedir a passagem de veículos e pedestres, reforçando o bloqueio no acesso entre Brasil e Venezuela.

Operação dos EUA e retirada de Nicolás Maduro

A decisão venezuelana de fechar a fronteira foi tomada poucas horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que forças norte-americanas realizaram uma operação militar de grande escala em território venezuelano. Segundo ele, o presidente Nicolás Maduro foi retirado do país por via aérea, acompanhado da esposa, em meio à ofensiva.

Roraima é principal rota de entrada de venezuelanos

Até o momento da publicação, o Exército em Roraima e o Comando Militar da Amazônia não haviam se posicionado sobre eventual reforço ou movimentação adicional de tropas na região fronteiriça. Roraima é o principal corredor de entrada de venezuelanos no Brasil, papel que ganhou ainda mais relevância desde 2015, quando Pacaraima passou a concentrar grande parte do fluxo de pessoas que deixam a Venezuela em meio à crise sob o regime de Maduro.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a