publicidade



Calor vai dar trégua? Confira a previsão do tempo para fevereiro

03/02/2019

O tempo quente no Sudeste é consequência do bloqueio da frente fria que vinha do Sul e que normalmente provocava chuvas na região

publicidade

As ondas de calor registradas neste verão devem arrefecer em fevereiro. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo técnicos do órgão, os fatores que levaram à elevação da temperatura no mês passado, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, perderão influência e as próximas semanas devem ser marcadas por temperaturas altas, mas dentro das médias históricas.




Usiminas recebe 12 mil mudas de espécies da Mata Atlântica para recuperação de nascentes

16/04/2019

publicidade

O Programa Mobiliza Todos pela Água, realizado pela Usiminas em parceria com a Associação e Consórcio dos Municípios do Vale do Aço (AMVA/CIMVA), recebeu uma doação de 12 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A doação foi formalizada na última segunda-feira (15), em almoço oferecido ao engenheiro ambiental Ivan Leal, doador das mudas produzidas no Viveiro Mata Verde, em Santana do Paraíso.


Queda no número de licenças ambientais concedidas no Brasil reforça necessidade de diminuir burocracia

03/04/2019

Para tentar resolver a questão, Congresso volta a discutir o PL 3729/2004, que simplifica procedimentos para concessão de licenciamento ambiental

publicidade

Entre 2014 e 2017, o número de licenças ambientais concedidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, sofreu três quedas consecutivas. Há cinco anos, 814 licenças foram expedidas pela autarquia, quantidade que baixou para 551, em 2017. 

Apenas no ano passado, houve crescimento no número das concessões – foram 611, em 2018.

Atualmente, tanto a União como estados e municípios podem conceder licenças ambientais, o que gera confusão sobre quais exigências devem ser seguidas. Os obstáculos no processo de licenciamento para grandes projetos de infraestrutura, por exemplo, apontam para a necessidade da revisão do trâmite das concessões.

Nesse sentido, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 3729/2004, que pretende simplificar os procedimentos para concessão de licenciamento ambiental no Brasil. O PL vem tramitando desde 2004 e passou por diversas comissões parlamentares, tendo sido arquivado, desarquivado e discutido em plenário.

A proposta pretende, além de simplificar concessões, dispensar empreendimentos agropecuários da exigência de licenciamento e dar prazo máximo para que os órgãos reguladores decidam sobre o pedido dos empreendedores. Uma licença prévia, por exemplo, que atesta a viabilidade ambiental do negócio, terá de ser concedida ou não em dez meses.

Para o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), a imprevisibilidade da obtenção de licenciamento ambiental faz com que muitos empresários desistam de montar negócios. O principal ponto do projeto, segundo o parlamentar, é encurtar esse prazo na hora de emitir a documentação prevista em lei.


Fabriciano implanta ecobarreiras para despoluir córregos da cidade

01/04/2019

O objetivo é remover e reciclar uma parcela destes materiais que flutuam, diariamente, nos córregos que cortam a cidade e deságuam no Rio Piracicaba

publicidade

Experimente parar as margem de qualquer córrego ou ribeirão e observar o seu curso por cinco minutos. Você ficará surpreso com o volume de lixo flutuante em suas águas: garrafas pets, plásticos, latas, pedaços de isopor, calçados e brinquedos. Em Fabriciano-MG, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, quer “barrar” este problema ao implantar Ecobarreiras. O objetivo é remover e reciclar uma parcela destes materiais que flutuam, diariamente, nos córregos que cortam a cidade e deságuam no Rio Piracicaba.

últimas notícias