Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio estimado em R$ 130 milhões em São Paulo
Sorteio acontece às 21h em São Paulo; apostas custam a partir de R$ 6 e podem ser feitas até as 20h
Parte dos candidatos com mais de 18 anos que pretendem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para obter o chamado “diploma escolar” ainda não conseguiu emitir o documento. O botão “Declaração”, que deveria estar disponível na Página do Participante, não aparecia para todos até a manhã desta terça-feira (3).
Segundo orientações divulgadas nas redes sociais pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), todos os participantes que atendessem aos critérios abaixo já poderiam baixar a declaração de conclusão do ensino médio desde a última sexta-feira (30):
– ter mais de 18 anos;
– obter mais de 450 pontos em cada área do conhecimento e mais de 500 na redação no Enem 2025.
Sem esse certificado, aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em vestibulares não conseguem efetivar a matrícula e correm o risco de perder a vaga na universidade. O prazo para matrículas termina ainda nesta semana.
Estamos desesperados! Nenhuma notícia da certificação, e as matrículas nas universidades se encerram nos próximos dias. Eles [no Inep,] não respondem ao 'fale conosco' e nem ao '0800'.
Lílian Ismério, mãe de um candidato
Manoella Righi, de 22 anos, aprovada em Engenharia de Minas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também teme ficar de fora do ensino superior, já que o prazo de matrícula termina em 5 de fevereiro.
Ela relata que já tentou diferentes canais de atendimento, sem sucesso:
“Abri chamado e solicitação, liguei e nada. Ninguém sabe resolver”, diz.
Para conferir se a declaração está liberada no seu caso, é preciso seguir o passo a passo na Página do Participante:
1. Acessar a Página do Participante;
2. Clicar em “Resultados”, na coluna da esquerda;
3. Selecionar a opção “Declaração”.
O documento é uma versão provisória do certificado de conclusão do ensino médio e, de acordo com o Inep, será aceito pelas universidades no momento da matrícula.
O certificado definitivo só poderá ser emitido em março.
Em cerca de 13h, a opção de emitir a declaração passou a aparecer para alguns participantes, mas não para todos.
Opção de emitir declaração passou a aparecer apenas por volta das 13h
Foto: Reprodução
Candidato que fará 19 anos em 2026 mostra que atingiu notas mínimas para obter o certificado
Foto: Arquivo pessoal
Para parte dos candidatos, mesmo após cumprir todas as exigências, o botão “Declaração” segue indisponível na Página do Participante.
Um deles, que fará 19 anos em 2026 e afirma ter alcançado as notas mínimas necessárias, mostra em registro de tela que não consegue acessar a opção de emissão do certificado.
Outro exemplo é o de um candidato que, ao tentar usar o aplicativo, não encontra a função para gerar a declaração do ensino médio, apesar de relatar que também preenche os pré-requisitos.
A disponibilização dessa declaração provisória, que ainda não chegou a todos, já era uma solução emergencial para outro impasse revelado pelo g1: mesmo com a proximidade do início das matrículas no ensino superior, no começo de fevereiro, estudantes que dependiam do certificado de conclusão do ensino médio não tinham recebido nenhuma orientação do Inep.
O órgão só se manifestou depois de ser questionado pela reportagem. A seguir, a sequência de eventos:
26/01 – O presidente do Inep, Manuel Palacios, afirma ao g1 que seria lançado um aplicativo para emissão on-line dos documentos. Como isso só ocorreria em março, as universidades seriam avisadas da necessidade de aceitar a matrícula mesmo sem o certificado.
27/01 – O Inep recua e diz que houve confusão: não seria um aplicativo, e sim uma plataforma. Essa página seria lançada em março, mas ninguém seria prejudicado, porque em 30 de janeiro os candidatos aptos poderiam emitir uma declaração provisória na Página do Participante para apresentar na matrícula.
30/01 – Inep e MEC informam que os documentos provisórios estão disponíveis. Pela manhã, porém, estudantes relatam não conseguir acessá-los. O acesso é normalizado apenas para uma parte dos candidatos.
02/02 – Começam as matrículas no Sisu e em outras instituições públicas e privadas.
03/02 – Uma parcela de candidatos segue sem acesso à declaração.
Manuel Palacios, presidente do Inep.
Foto: Reprodução/TV Globo
Por decisão do Ministério da Educação comunicada em maio do ano passado, o Enem voltou, após nove anos, a ser aceito como forma de certificação de conclusão da educação básica. A mudança ampliou o uso do exame para quem não concluiu o ensino médio na idade regular e busca o documento por meio do desempenho na prova.