Suspeito de abuso sexual contra crianças é preso; ele se passava por adolescente
Homem teria usado perfil falso para se passar por adolescente e induzir vítimas a enviar conteúdo sexual; ao menos cinco menores de 14 anos foram identificadas
03/02/2026 às 17:11por Redação Plox
03/02/2026 às 17:11
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (3/2), uma operação contra crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes no interior de São Paulo. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão em Guariba, na região de Ribeirão Preto.
Suspeito de abuso sexual contra crianças é preso; ele se passava por adolescente
Foto: Divulgação/Polícia Federal
De acordo com as investigações, o suspeito teria utilizado um perfil falso nas redes sociais para se passar por adolescente e induzir menores de idade a enviar material de conteúdo sexual explícito. Ao menos cinco vítimas, todas menores de 14 anos, já foram identificadas. Os crimes teriam ocorrido entre outubro de 2021 e setembro de 2023.
O homem foi levado à Delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto, onde foi formalmente acusado. Ele é investigado pelos crimes de indução de menores à produção de material sexual explícito; indução de adolescente à exibição sexual por meio eletrônico; compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil; e armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
Apreensões e continuidade das investigações
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam o celular do investigado. O equipamento será submetido à perícia para análise do conteúdo armazenado, e as investigações prosseguem com o objetivo de identificar outras possíveis vítimas.
PF reforça cuidados de pais e responsáveis na internet
Após a operação, batizada de Hórus 10, a Polícia Federal emitiu um alerta a pais e responsáveis sobre a necessidade de monitorar de perto a vida digital de crianças e adolescentes.
A corporação recomenda conversas abertas e frequentes sobre os riscos da internet, com orientações claras sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos. Também destaca a importância de acompanhar as atividades on-line dos jovens e observar eventuais mudanças de comportamento que possam indicar situações de vulnerabilidade.
É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.Polícia Federal