Trio de BH é preso após série de furtos a grandes farmácias no Vale do Aço
Segundo a PM, duas mulheres furtavam produtos de alto valor e fugiam em um HB20, interceptado no bairro Horto, em Ipatinga, com mercadorias no porta-malas
03/02/2026 às 17:27por Redação Plox
03/02/2026 às 17:27
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um trio, formado por duas mulheres, de 26 e de 48 anos, e por um idoso de 72, de Belo Horizonte, foi preso na manhã desta terça-feira (3) após uma série de furtos em estabelecimentos comerciais no Vale do Aço. A ação, segundo a Polícia Militar, teve como alvos principalmente farmácias de grande porte nas cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano, com desfecho em Ipatinga. Confira os detalhes na Live.
Furtos em série e mesmo modo de agir
O caso começou quando a Polícia Militar foi acionada pelo telefone 190, com a informação de que duas mulheres haviam furtado diversos produtos em uma farmácia de grande porte em Timóteo. Funcionários relataram que as suspeitas entraram no estabelecimento, subtraíram mercadorias e fugiram em um veículo HB20.
Enquanto a equipe ainda apurava a primeira ocorrência, uma nova chamada ao 190 informou furto em outra farmácia, também em Timóteo, com o mesmo modo de atuação: duas mulheres levando produtos e embarcando em um HB20.
Equipes da Polícia Militar passaram a realizar diligências, confirmaram os fatos, identificaram a placa do veículo e obtiveram imagens do circuito interno de segurança. Com apoio do serviço de inteligência, os militares cruzaram as informações e ligaram os crimes daquele dia a furtos registrados em setembro de 2025 em Timóteo, todos com características semelhantes.
Ligação com furtos anteriores e cerco policial
De acordo com a apuração, os militares constataram que os delitos seguiam o mesmo padrão: duas mulheres utilizando um HB20 para praticar furtos em série. A partir dessas informações, foi possível identificar as suspeitas, e novas diligências foram iniciadas para localizá-las.
Durante as buscas, surgiu outra chamada ao 190, desta vez informando novo furto em uma farmácia na cidade de Coronel Fabriciano, com o mesmo modus operandi. Diante disso, a Polícia Militar montou um cerco-bloqueio nas vias de acesso e saída das cidades do Vale do Aço.
O veículo HB20 foi localizado e interceptado no bairro Horto, em Ipatinga, com apoio de viaturas de outro batalhão. No carro estavam as duas mulheres e o motorista que as acompanhava.
Produtos recuperados e confissão do trio
Após a abordagem, o veículo foi revistado. No porta-malas, os policiais encontraram diversos produtos furtados de farmácias, incluindo itens de higiene pessoal, perfumaria e outros materiais de alto valor e fácil revenda.
As duas mulheres e o condutor do veículo foram detidos. Segundo a ocorrência, eles admitiram agir em conjunto: as suspeitas entravam nos estabelecimentos, distraíam os atendentes enquanto realizavam a subtração das mercadorias, e, em seguida, deixavam o local no HB20 dirigido pelo motorista.
O automóvel foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado da Polícia Civil. Os envolvidos e os materiais recuperados foram levados à unidade da Polícia Militar em Timóteo, onde foi registrado o boletim de ocorrência.
Atuação há anos e rota pelo interior
Durante a entrevista aos detidos, as mulheres relataram que praticam furtos nessa modalidade há cerca de seis anos. Elas afirmaram ser oriundas de Belo Horizonte, de onde partem em direção ao interior, selecionando farmácias de maior porte para subtrair produtos e, depois, revendê-los.
Elas também disseram que contratam o motorista como condutor particular para dar suporte às ações criminosas. Em um primeiro relato, apontaram que dividiam os produtos entre si e faziam a revenda de forma independente, pela internet ou pessoalmente.
Em um segundo momento, relataram que todo o material furtado era repassado a um receptador localizado no Espírito Santo, que pagaria um valor significativo pelos bens.
Passagens anteriores e ligações com outros crimes
Segundo o registro policial, os três detidos possuem diversas passagens por crimes contra o patrimônio, incluindo furto e receptação. Eles foram identificados como autores de furtos ocorridos em Timóteo em setembro de 2025, bem como de outras ações semelhantes em diferentes cidades do Vale do Aço.
Os materiais apreendidos permaneceram à disposição da Justiça, e as investigações devem prosseguir para apurar a extensão da atuação do grupo e possíveis conexões com outros crimes na região e em outros estados.