Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Estudante com vitiligo universal é acusado de fraudar sistema de cotas e pode perder bolsa

    Gildasio Warllen perdeu toda sua melanina por conta da sua condição, mas se considera pardo

    Por Plox

    03/03/2021 16h16 - Atualizado há 7 meses

    Um estudante do oitavo período do curso de medicina, portador de vitiligo, é acusado de fraudar o sistema de cotas para ingressar na faculdade, no Vale do Jequitinhonha-MG. Gildasio Warllen dos Santos, de 33 anos, enfrenta um processo administrativo no Conselho de Ética e pode perder a bolsa. 

    O vitiligo de Gildasio, condição que acarreta na perda parcial ou total da cor da pele, está presente em sua vida desde os dois anos de idade e ele diz que sempre sofreu com o preconceito das pessoas. Ele relata que cresceu sofrendo com o julgamento e que, atualmente, possui vitiligo do tipo universal. 

     

    Laudo com identificação de raça (Foto: reprodução)

     

     

    Gildasio começou sua vida acadêmica no ensino superior em 2015, quando ingressou na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), e utilizou o sistema de cotas, se autodeclarando pardo e estudante de escola pública de baixa renda. 

    Ao concluir o curso na UFSB, Gildasio se inscreveu no curso de medicina utilizando a mesma cota. Nessa etapa, ele teve que fazer novamente a autodeclaração, mas começou a receber acusações de ter fraudado o sistema por causa da sua cor de pele, atualmente clara por conta da condição. 

    Gildasio antes da condição universal (Foto: arquivo pessoal)

    Gildasio tem medo das pessoas da comissão que irá julgá-lo não conhecerem a patologia. Ele lembra do exemplo da fala de uma ex-participante de um reality show brasileiro, Karol Conká, que disse que “Michael Jackson não teve vitiligo, que ele quis ficar branco. Não existe vitiligo que tome o corpo inteiro”, comentou. 

    A faculdade tem uma resolução que normatiza os trabalhos da comissão que averigua o caso e que, segundo o estudante, foi criada após ele ter passado pelo edital para ingressar no curso de medicina. 

    A resolução que dispõe sobre a comissão diz que “serão eliminadas/os do processo seletivo as/os candidatas/os cuja autodeclaração não for confirmada em procedimento de verificação, ainda que tenham obtido nota suficiente para aprovação em outras categorias de concorrência e independentemente de alegação de boa-fé”. Para Gildasio, a resolução fere todo e qualquer direito de defesa.

    Gildasio com vitiligo universal (Foto: arquivo pessoal)

    A avaliação da banca de heteroidentificação irá avaliar Gildasio, segundo ele, está considerando, “os ícones da negritude”. Para ele, não se consideram as variações fenotípicas que existem na raça, não consideram as características regionais da miscigenação brasileira. 

    Vitiligo 

    O vitiligo é uma doença que pode afetar qualquer tipo de pele e causa a perda parcial ou total da melanina, substância que proporciona a pigmentação da pele. A patologia não é contagiosa e tem tratamento, mas os resultados dependem da reação de cada organismo.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]