Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Onda roxa: Zema impõe restrições de circulação a duas regiões de Minas

    As restrições mais severas terão validade de 15 dias e serão aplicadas nas regiões giões Noroeste e Triângulo Norte

    Por Plox

    03/03/2021 19h55 - Atualizado há mais de 1 ano

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou a criação da onda roxa no programa Minas Consciente, mais restritiva que as demais e equivalente a um lockdown, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (3). A medida atingirá as regiões Noroeste e Triângulo Norte, incluindo as cidades Uberlândia e Patos de Minas. Ela será obrigatória mesmo a cidades que não tenham aderido ao programa.

    De acordo com o chefe do Executivo, as restrições mais severas terão validade de 15 dias. "Espero que seja suficiente, mas estaremos revendo sempre que for necessário", disse.

     

    Romeu Zema determinou restrição de atividades em duas regiões de Minas Gerais para conter o avanço da Covid-19
    Romeu Zema determinou restrição de atividades em duas regiões de Minas Gerais para conter o avanço da Covid-19
     

    A mudança ocorre pouco mais de um mês após o governo estadual relaxar regras do programa Minas Consciente, permitindo que mais atividades funcionassem nas cidades adeptas ao projeto mesmo na onda vermelha do programa, até então a mais restritiva.

    A decisão vai ao encontro de uma carta aberta divulgada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), nesta segunda-feira (1°), em que ele pede que Estados adotem medidas restritivas contra a pandemia e sugeriram lockdown nas cidades das 20h às 6h. De acordo com levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 18 Estados e o Distrito Federal têm ocupação de leitos de UTI para Covid-19 acima de 80%, o que significa um agravamento simultâneo da pandemia em todo o país, na avaliação da entidade.

    Atualmente, a ocupação de leitos de UTI em Minas é de 74% e de enfermaria, 68,5%. Em algumas cidades mineiras, o sistema de saúde aproxima-se do colapso, como em Montes Claros, na região Norte, onde os leitos clínicos do SUS chegam a uma ocupação de 97%.

    Ainda nesta quarta-feira (3), o comitê de enfrentamento à pandemia de Belo Horizonte, que não aderiu ao Minas Consciente, reúne-se para discutir possíveis mudanças no funcionamento das atividades na capital, que tem registrado aumento nos índices epidemiológicos nesta semana.

    ---

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/onda-roxa-zema-impoe-restricoes-de-circulacao-a-duas-regioes-de-minas-1.2454623
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]