Anvisa proíbe venda e uso de duas marcas de anabolizantes

Em caso de identificação de unidades suspeitas, a população não deve utilizar o produto e deve contatar a Aspen Pharma para verificação da autenticidade do produto,

Por Plox

03/03/2023 20h45 - Atualizado há mais de 2 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (3) a comercialização, distribuição e uso de duas marcas de anabolizantes falsificados: Durateston e Deca-Durabolin. De acordo com a agência, esses medicamentos têm em sua rotulagem o nome da Schering-Plough como fabricante, mas essa empresa não tem autorização para comercializá-los desde 2017. A medida foi tomada após a Anvisa ser informada pela empresa Aspen Pharma Indústria Farmacêutica sobre a circulação desses produtos falsos no mercado brasileiro.

"A orientação é que a população adquira medicamentos apenas em estabelecimentos devidamente regularizados, sempre dentro da embalagem completa", disse a Anvisa em nota. "Em caso de identificação de unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população não deve utilizar o produto e deve entrar em contato com a Aspen Pharma para verificação da autenticidade do produto. Comuniquem, também, o fato imediatamente à agência, preferencialmente por meio do sistema Notivisa".
 

O Durateston é indicado no tratamento de reposição de testosterona em homens, enquanto o Deca-Durabolin é um esteroide anabolizante. A falsificação desses medicamentos pode trazer sérios riscos à saúde dos consumidores. A Anvisa destaca que a população deve confirmar na embalagem se o fabricante é a Aspen Pharma, empresa com autorização para comercializar os produtos.

 

A proibição da venda desses anabolizantes falsificados visa garantir a segurança dos consumidores e a integridade do mercado de medicamentos no Brasil. 

Destaques