Oficina promovida pelo Circuito Mata Alântica mostra a importância do Mapa do Turismo Regional

03/04/2019 10:43

O objetivo do treinamento é sensibilizar e mobilizar os interlocutores e gestores municipais para adequação das novas regras para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Publicidade

Visando deixar seus associados em dia com as obrigações exigidas pelo Ministério do Turismo, o CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas), promove na próxima sexta-feira (5)  uma Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O treinamento acontece às 15h, no Centro Integrado de Turismo e Cultura, na rua Dr Querubino, 342, Fabriciano. 

Segundo o presidente do CTMAM, Hélio Anício,  o objetivo da oficina é sensibilizar e mobilizar os interlocutores e gestores municipais para adequação das novas regras para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Ele destacou que, a partir deste ano, só serão reconhecidas como regiões turísticas aquelas que contarem com instância de governança regional, conselhos municipais de turismo ativos e, pelo menos um, prestador de serviço inscrito no Cadastur, serviço de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços no Turismo.  Os três novos critérios estão dispostos na Portaria Nº 192. “Nossa  ideia é estimular a participação da sociedade na definição, implantação e acompanhamento das políticas públicas do turismo, por meio do PRT (Programa de Regionalização do Turismo), que seguem o princípio da gestão descentralizada”, ressaltou. 

Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios que compõem as regiões turísticas devem possuir características similares e/ou complementares e uma identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica em comum. Os municípios devem ser limítrofes e/ou próximos uns aos outros e comprovar a existência de órgão ou entidade com orçamento destinado ao setor. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios são divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’.

turismo(Foto: Site da Confederação Nacional dos Municípios)

Atualmente, o CTMAM conta com 11 filiados: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, São Domingos do Prata e Santana do Paraíso e Timóteo. Três outros três municípios estão em fase de análise para filiação: Iapu, Dom Cavati e Bom Jesus do Galho.



Publicidade