Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Saiba o que é a ECMO, terapia usada para salvar vidas com covid-19

    O ator Paulo Gustavo, internado, é um dos pacientes que estão usando essa técnica

    Por Plox

    03/04/2021 14h42 - Atualizado há 10 meses

    Nos últimos dias muito tem se falado da ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea ), uma máquina capaz de funcionar como se fosse um pulmão e um coração artificiais.

    O ator Paulo Gustavo, que dá vida a personagem principal do filme Minha Mãe é Uma Peça, que está internado com covid-19, em quadro grave, passou a usar essa técnica, de acordo com sua assessoria.

    Trata-se de uma técnica de alta complexidade e, segundo os médicos, pode ser usada por pessoas de todas as faixas etárias, incluindo idosos e até recém-nascidos. Os problemas respiratórios são os mais graves causados pela contaminação do novo coronavírus. Por isso, essa técnica vem sendo cada vez mais utilizada nas UTIs.  

     

    cena do filme Minha Mãe é Uma Peça/ divulgação


    A ECMO é bem mais eficiente do que o ventilador mecânico, pois este apenas aumenta o fluxo de ar para o interior dos pulmões. Já essa técnica, usada pelo ator, funciona mesmo como se fosse um pulmão auxiliar, dando mais tempo ao paciente para que possa se recuperar.

     

    Veja como funciona a ECMO

    Para que o paciente possa usar a técnica são introduzidos em seu corpo alguns cateteres,  lembrando que essa técnica só é realizada em casos graves, quando já há um comprometimento severo da função pulmonar ou de circulação sanguínea. Isso pode levar à morte, Trata-se então de uma tentativa extrema para evitar o óbito do paciente, aumentando assim a suas chances de sobrevivência.

     

    Veja como funciona a ECMO
    Máquina para a ECMO/ foto: divulgação

     

    O sangue do paciente é tratado fora do corpo e retorno como um “sangue de boa qualidade”.  Segundo uma médica especialista no assunto, a ECMO não trata a condição que causou a insuficiência cardíaca e/ou pulmonar da pessoa, ela somente é um meio de suporte que permite um fluxo sanguíneo e as trocas gasosas adequadas por um determinado período, até que o tratamento seja estabelecido ou até que o órgão para o transplante esteja disponível. “A ECMO possibilita o tempo para tomada de decisão e ação, o que, na maioria das vezes, é o ponto”, destaca.

     

    A técnica permite dar um tempo maior para que o pulmão e o coração se recuperem, pois aumenta a circulação de maneira rápida e eficiente. O coração e o pulmão do paciente continuam funcionando, porém sem serem exigidos. Enquanto usar a máquina, o paciente também pode ser submetido a procedimento cirúrgicos ou receber tratamento de hemodiálise, sem interrupção do uso do equipamento.

     

    Riscos

    Mas a ECMO também aumenta em muito alguns riscos para o paciente, dentre eles: infecção, embolia, acidente vascular cerebral e hemorragia.

    Como o procedimento requer a introdução de tubos no corpo do paciente, isso acaba aumentando em muito o risco de infecção. Além disso, bolhas de ar podem entrar por meio do sangue atingindo a circulação sanguínea e criando assim pequenos coágulos que podem levar à embolia. Esses pequenos coágulos podem circular o corpo e, inclusive, causar a morte.

    A artéria carótida, que é usada para levar sangue ao cérebro, é usada na técnica da ECMO. Ela pode sofrer uma obstrução e assim levar o paciente a ter um acidente vascular cerebral. Esses riscos podem acompanhar o paciente por toda a vida, aumentando os riscos, quando ele estiver mais velho. O sangramento e a embolia já mencionados também podem provocar o AVC.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]