Terremoto devastador atinge Taiwan, deixa 9 mortos e centenas de feridos

Alertas de tsunami são emitidos para Japão e Filipinas após sismo de magnitude 7,4

Por Plox

03/04/2024 07h18 - Atualizado há 11 dias

Um tremor histórico: Na manhã desta quarta-feira, Taiwan foi sacudida por um terremoto de magnitude 7,4, o mais intenso em duas décadas e meia. O condado de Hualien, localizado no epicentro, sofreu os impactos mais severos, afetando aproximadamente 300 mil pessoas.

Foto: reprodução TVBS

Cenário de destruição: O saldo do desastre inclui nove vítimas fatais e mais de 700 feridos. A estrutura da região foi fortemente abalada, com mais de 100 edifícios danificados ou colapsados. Imagens disseminadas pelas redes sociais revelam a extensão do caos, com construções arruinadas e veículos ao léu.

Alerta de tsunami: As ondas do terremoto transbordaram, provocando alertas de tsunami para países vizinhos, como Japão e Filipinas. Ainda que o foco esteja em Taiwan, a vibração do sismo foi percebida até em Xangai.

Resgates em andamento: Dentre os incidentes mais alarmantes, 77 pessoas foram encontradas presas em escombros e túneis, incluindo 60 indivíduos no túnel Jinwen, norte de Hualien. A resposta das autoridades foi rápida, com a Presidente Tsai Ing-wen mobilizando coordenação entre agências e suporte militar para as operações de salvamento.

Réplicas preocupantes: A Agência Meteorológica do Japão notificou que, subsequente ao terremoto principal, pelo menos quatro tremores secundários com magnitude superior a 5,0 foram registrados. Esse fenômeno intensifica a preocupação com novos danos e aconselha a população a manter cautela.

Destaques