Unileste está entre os 3 melhores centros universitários de Minas, segundo Inep

Instituição alcança IGC 4 e se mantém como referência em educação no Vale do Aço

Por Plox

03/04/2024 09h13 - Atualizado há 13 dias

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram nesta terça-feira (2) os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2022, apontando o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) como um dos três melhores centros universitários privados do estado. Com uma avaliação de IGC 4, em uma escala que vai de 1 a 5, o Unileste confirma sua excelência educacional.

 

Desempenho notável desde 2007

Desde a implementação do IGC, o Unileste destaca-se como a única instituição privada de ensino superior na Região Metropolitana do Vale do Aço a atingir tal marca, evidenciando seu compromisso com a qualidade de ensino. Esse resultado coloca a instituição em uma posição de liderança, refletindo o esforço contínuo para oferecer educação de alto padrão.

Excelência confirmada pelo Enade

A instituição também se sobressaiu no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022, com 95% de seus cursos de graduação alcançando CPCs 4 ou 5. Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Publicidade e Propaganda, e Psicologia todos obtiveram CPC 4, com Jornalismo destacando-se com a segunda melhor nota entre as instituições privadas de Minas Gerais.

Impacto na escolha dos estudantes

O reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, enfatizou a importância dessas conquistas, ressaltando que elas transcendem o desempenho acadêmico e influenciam diretamente na decisão de futuros estudantes. "As boas notas no Enade são um testemunho da nossa comunidade acadêmica", disse Zeferino, destacando o comprometimento com a excelência educacional.

 

Como são avaliados o IGC e o CPC?

Os critérios para os cálculos do IGC e CPC incluem os resultados do Enade, avaliando o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação. O IGC considera a média dos CPCs dos últimos três anos e a avaliação dos programas de pós-graduação, categorizando instituições com notas 4 e 5 como excelentes. Os critérios de avaliação abrangem desde conteúdos programáticos até a satisfação dos estudantes com as instituições.

Celebração e compromisso continuado

A comemoração desses resultados coincide com o aniversário de 55 anos do Unileste, celebrado no dia 1º de abril. A instituição, que é um marco no desenvolvimento do Vale do Aço, oferece mais de 20 cursos de graduação, além de programas de pós-graduação e opções de formação profissional a distância, reafirmando seu compromisso com a educação integral, inovação e empreendedorismo.

Destaques