Anistia para atos de 8 de janeiro fica fora da pauta da Câmara

Mesmo com pressão da oposição, presidente da Câmara pede que líderes não assinem urgência para votação do projeto

Por Plox

03/04/2025 13h48 - Atualizado há 3 meses

Apesar das pressões da oposição, o projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 não será votado pela Câmara dos Deputados na próxima semana.


Imagem Foto: Redes sociais


A informação foi confirmada nesta quinta-feira (3) pelo líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ). Segundo ele, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), solicitou aos líderes partidários que, por ora, não assinassem o requerimento de urgência necessário para levar a proposta ao plenário. A decisão foi comunicada após reunião entre os líderes, que discutiram a definição da pauta da semana.


Diante da recusa em avançar com o requerimento coletivo, a oposição anunciou que começará a recolher assinaturas de forma individual entre os deputados. O objetivo é reunir o número necessário para apresentar o pedido de urgência de forma alternativa, tentando colocar a proposta em votação na semana seguinte.


Sóstenes declarou que a oposição continuará adotando uma postura de obstrução “responsável”, permitindo a votação de matérias consideradas prioritárias para o país, enquanto mantém pressão pela tramitação do projeto de anistia.


A proposta vem sendo alvo de forte debate no Congresso e na sociedade civil por envolver os investigados pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, ocorrida em Brasília no início de 2023.


Destaques