Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Bolsonaro acusa Lula de destruir credibilidade do Brasil após fala sobre tarifação dos EUA

Ex-presidente critica postura de Lula diante da taxação imposta por Trump ao aço brasileiro e compara com sua própria gestão em 2019

03/04/2025 às 14:18 por Redação Plox

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais nesta quarta-feira (2) para se manifestar contra a forma como o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem lidado com a tarifação imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.


Imagem Foto: Youtube

Bolsonaro mencionou uma situação semelhante vivida durante sua gestão, em dezembro de 2019, quando o então presidente norte-americano Donald Trump anunciou a intenção de sobretaxar o aço brasileiro. Segundo Bolsonaro, na época, o governo brasileiro agiu com serenidade e responsabilidade, e em apenas 18 dias o cenário foi revertido: “Trump se comprometeu a não taxar o nosso aço”, relembrou.


O ex-mandatário criticou Lula por ter, segundo ele, deteriorado a diplomacia com os Estados Unidos desde o início do mandato. De acordo com Bolsonaro, enquanto seu governo preservava relações sólidas, o atual presidente, seus assessores e até sua esposa teriam adotado postura hostil em relação às autoridades norte-americanas e aliados estratégicos.


Em sua publicação, Bolsonaro também destacou que a postura de Lula inclui ofensas reiteradas a Israel, relativização de atos do grupo Hamas e aproximação com o ditador venezuelano Nicolás Maduro. Para ele, isso representaria uma substituição da diplomacia por “militância ideológica”.


O ex-presidente ressaltou que produtores brasileiros enfrentam dificuldades como resultado dessa mudança de postura. “O setor siderúrgico, que sempre foi um dos motores da nossa economia, está à mercê de um governo que despreza a realidade do comércio internacional”, escreveu.


Por fim, Bolsonaro se colocou à disposição para conversar com representantes do setor de aço e tentar reverter a situação da nova tarifa de 25% imposta por Trump, apesar das dificuldades previstas: “Hoje o Brasil é visto como um país autoritário, inimigo da liberdade de expressão e cúmplice de grupos terroristas, mas farei o que estiver ao meu alcance”, concluiu.


A fala do ex-presidente ocorre no contexto da possibilidade levantada por Lula de aplicar medidas recíprocas à tarifa anunciada pelos Estados Unidos, medida que tem causado debate no cenário político e econômico nacional.


Compartilhar a notícia

Veja também
para você
dinheiro falso
POLíCIA

Polícia Federal prende homem com mais de R$ 13 mil em notas falsas em Ipatinga

Com o apoio dos Correios, uma encomenda com as cédulas falsas foi identificada

Interruptor
GERAL

ONS prevê cenário energético "sensível" até novembro

Operador garantiu, porém, que não haverá desabastecimento de energia

argentina.jpg
LAZER

Tango? River x Boca? Veja 4 motivos para te fazer querer ir a Argentina

Com a desvalorização da moeda argentina frente al real, o país atrai cada vez mais brasileiros

Mulher em condicional é presa em Ipaba enquanto fazia jantar para os filhos
POLíCIA

Mulher em condicional é presa em Ipaba enquanto fazia jantar para os filhos

Mandado de prisão foi cumprido na tarde de quinta-feira (29); mulher estava em liberdade condicional e descumpriu exigência da Justiça ao mudar de endereço