Chuva forte atinge parte de MG, mas cidades do Leste mineiro ficam de fora
Mais de 490 municípios mineiros estão sob alerta de chuvas intensas, mas nenhuma cidade do Leste de Minas aparece na relação divulgada pelo Inmet
Por Plox
03/04/2025 15h59 - Atualizado há 3 meses
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo potencial para chuvas intensas em Minas Gerais. O aviso é válido até as 10h da sexta-feira (4/4) e inclui 491 municípios do estado. No entanto, nenhuma cidade do Leste de Minas aparece na lista divulgada pelo órgão federal.
A ausência da região no alerta chama a atenção, especialmente em um período de instabilidade climática frequente em diversas partes do estado. A área incluída no aviso abrange cidades como Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora, Lavras, Uberlândia e dezenas de outros municípios do Centro, Sul, Triângulo, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
Segundo o Inmet, os volumes de chuva esperados variam entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h. Apesar do volume moderado, o alerta amarelo – ou de perigo potencial – indica risco para alagamentos, quedas de árvores e cortes no fornecimento de energia elétrica.

Além disso, 229 municípios também estão sob alerta de ‘perigo’ com previsão de chuvas ainda mais intensas, entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, principalmente em cidades do Sul de Minas e Triângulo Mineiro. Entre elas estão Poços de Caldas, Passos, Varginha, Pouso Alegre, Alfenas e Araxá.
Cidades importantes do Leste de Minas como Governador Valadares, Ipatinga, Teófilo Otoni, Caratinga, Nanuque e Aimorés não foram incluídas em nenhum dos alertas emitidos até o momento.
Mesmo fora da zona de alerta oficial, o Inmet reforça a necessidade de atenção à previsão local e aos comunicados da Defesa Civil, já que mudanças climáticas rápidas podem ocorrer. A população é orientada a evitar áreas de risco durante as pancadas de chuva e buscar abrigo seguro caso haja ventos fortes ou raios.