Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Cleitinho cogita candidatura ao governo de Minas e critica articulações da direita

Senador diz que está preparado para disputar eleições de 2026, mas afirma que decisão será tomada apenas após a virada do ano; possível apoio a Nikolas Ferreira não está descartado

03/04/2025 às 13:11 por Redação Plox

Com mandato de senador garantido por mais cinco anos, Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) revelou estar avaliando a possibilidade de concorrer ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. Em entrevista ao Café com Política, do jornal O TEMPO, o parlamentar afirmou que espera um sinal divino antes de tomar qualquer decisão definitiva.


Imagem Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

As manifestações de apoio que recebe por meio de mensagens no WhatsApp e interações em redes sociais têm funcionado como incentivo. Embora ainda evite qualquer articulação formal com o partido ou aliados, ele não descarta a candidatura: “Se o povo achar que eu devo ser candidato a governador, vocês podem ter certeza que eu estou muito bem preparado”, declarou.


Cleitinho afirmou que pretende esperar até a virada do ano para começar a discutir o cenário eleitoral com lideranças políticas. Até lá, diz manter diálogo apenas com a população e com Deus. Ele também comentou que, caso o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) se apresente como o nome mais forte da direita mineira, está disposto a abrir mão de sua própria candidatura para apoiá-lo.


“A gente pode conversar e se organizar, eu e ele. Como a gente é próximo, não tem sentido sairmos os dois candidatos. Se ele quiser ser candidato e estiver preparado, eu apoio. E se for o contrário, espero o apoio dele também”, afirmou. Sobre a possibilidade de ambos formarem uma chapa, Cleitinho foi direto: “Acho desnecessário. Se ele vier candidato, posso apoiá-lo, né? Se eu for, ele me apoia. É natural”.


Além de Nikolas, o senador também comentou sobre o vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), que é apontado como o nome da situação para disputar o cargo com o apoio do governador Romeu Zema. Embora não descarte apoiar Simões, Cleitinho questiona a postura do vice: “Ele fala em união da direita, mas será que ele abriria mão da candidatura se eu ou Nikolas estivermos na frente das pesquisas? Cadê a humildade que ele cobra dos outros?”, alfinetou.


Outro fator que o motiva a considerar a mudança de Brasília para o Palácio Tiradentes é a frustração com a lentidão do Senado. Ele citou como exemplo o pedido de vista do senador Sérgio Moro (União Brasil) que travou a votação de seu projeto sobre o porte de arma para advogados. Também lembrou da proposta de isenção do IPVA para veículos com mais de 20 anos, que teve tramitação interrompida na Câmara.


“Uma das coisas que me incentiva a sair como governador é isso. Aqui a produtividade é quase zero. Como governador eu terei mais poder de ação para combater tanta injustiça”, declarou.


O senador não definiu prazos específicos para sua decisão, mas reiterou que o povo e sua fé serão determinantes. Até lá, seguirá ouvindo seus eleitores pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.


Compartilhar a notícia

Veja também
Cecília e Chico Ferramenta
POLíTICA

Cecília Ferramenta fala sobre a morte do marido, Chico Ferramenta, à Plox

Chico Ferramenta morreu no começo da tarde desta terça-feira (04), em Ipatinga, onde foi prefeito por três mandato. O funeral será nesta quarta-feira (5)

Lula sugere aliança entre Rodrigo Pacheco e Marília Lopes em Minas
POLíTICA

Lula sugere aliança entre Rodrigo Pacheco e Marília Lopes em Minas

Presidente afirmou que a dupla seria imbatível em disputa pelo governo do estado e revelou já ter sondado o ex-presidente do Senado

(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
POLíTICA

"Governo anuncia medicamentos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família e populações indígenas"

A inclusão desses grupos sociais aumentará significativamente a assistência farmacêutica no país, estendendo a abrangência para cerca de 55 milhões de brasileiros.

Alexandre de Moraes adverte bancos sobre obediência a sanções dos EUA
POLíTICA

Alexandre de Moraes adverte bancos sobre obediência a sanções dos EUA

Ministro do STF afirma que instituições brasileiras podem ser punidas se aplicarem internamente sanções impostas pelos EUA

para você
Senac Ipatinga promove palestra gratuita sobre liderança e equipes de alta performance
EDUCAçãO

Senac Ipatinga promove palestra gratuita sobre liderança e equipes de alta performance

Evento com especialista em desenvolvimento organizacional acontece no dia 29 de maio e é voltado para líderes e profissionais de RH

Exportações em queda podem influenciar preços no Brasil
ECONOMIA

Exportações em queda podem influenciar preços no Brasil

Especialistas apontam que setores como café, aço e sucos podem ter preços reduzidos no mercado interno

Escassez de profissionais qualificados afeta indústrias brasileiras
EMPREGO

Escassez de profissionais qualificados afeta indústrias brasileiras

Setores como construção civil e infraestrutura enfrentam desafios na contratação de técnicos especializados

Samarco destina R$ 278 milhões para monitorar biodiversidade aquática no Rio Doce
GERAL

Samarco destina R$ 278 milhões para monitorar biodiversidade aquática no Rio Doce

Montante será aplicado em pesquisas por até 18 meses, com foco em ambientes de água doce, estuarinos, costeiros e marinhos