A partir do dia 11 de abril, os apreciadores da boa gastronomia de raiz terão mais um motivo para sair de casa: começa a edição 2025 do tradicional concurso Comida di Buteco. Celebrando 25 anos de história, o evento promete movimentar o circuito Vale do Aço, com 17 bares inscritos na competição. O Plox acompanhou a caravana da imprensa e esteve em três estabelecimentos da região, conferindo de perto as criações exclusivas feitas para o concurso deste ano. Veja na Live.
A caravana da imprensa, com representantes dos veículos de comunicação do Vale do Aço, visitou três butecos participantes, nessa quarta-feira (03) e experimentou os petiscos que estão na disputa este ano.
Foto: Damile / Comida di Buteco Ano sim, ano não, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2025 o tema, claro, são os 25 anos do concurso mais amado do Brasil! É livre! Os donos de buteco foram incentivados a usar ingredientes como criatividade, memória afetiva, inovação e gratidão para compor suas receitas.
Veja os petiscos que a apresentadora do Plox, Vanessa Peixoto, registrou e degustou.
Pop's Bar
Petisco: Pop’s Geraes – Bolinho de feijão tropeiro com torresmo e cobertura de chutney de manga.

Nunes's Bar
Petisco: A Vaca Foi pro Brejo – Costela recheada e casqueirada, com mandioca cremosa, vinagrete de abacaxi e farofa de alho com bacon.
Butiquim
Um Brinde a Nós – Tulipas de frango recheadas de bacon e queijo marinadas na cerveja, com batatas rústicas e três molhos.
Foto: Vanessa Peixoto / PLOX
Confira os bares participantes e os petiscos concorrentes:
📍 Ipatinga – MG
Arrojado’s Bar (Rua José Carlos Pereira da Silva, 25 – Ayrton Senna)
25 Anos de Ousadia – Bolinho de picanha empanado, recheado com queijo, servido com tomate-cereja, geleia picante de maracujá e molho especial.
Bar do Macário (Rua Teresópolis, 225 – Veneza)
Filé di Buteco – Capa de filé na manteiga com bolinho de frango e pastel de pernil.
Bar Galpão (Av. José Fabrício Gomes, 213 – Bethânia)
Boteco Não Vive Sem Rádio, de uma Rádio Surgiu o Buteco – Costelinha ao molho com purê de banana verde e bolinho de tilápia com creme de limão.
Box 70 Lounge Bar (Rua João Napoleão da Cruz, 255 – Centro)
Custelinha do Rabicó – Costelinha empanada com acompanhamento agridoce.
Butiquim (Rua A, 126 – Veneza)
Um Brinde a Nós – Tulipas de frango recheadas de bacon e queijo marinadas na cerveja, com batatas rústicas e três molhos.
Caladinho Bar (Rua dos Bororós, 65 – Jardim Panorama)
Brigadeiro di Buteco – Bolinho de vaca atolada recheado com queijo e geleia de pimenta.
Crif Steak Beer (Rua Tiradentes, 48 – Cidade Nobre)
Costela de Banguelo – Costela bovina defumada com arroz especial, bacon, linguiça e vinagrete.
Cultura e Malte (Av. Paladium, 295 – Imbaúbas)
Costelinha Preguenta – Costelinha ao molho umami com gergelim, cebolinha e tostadas com vinagrete de compota de abacaxi.
Nunes Bar (Av. Londrina, 280 – Veneza)
A Vaca Foi pro Brejo – Costela recheada e casqueirada, com mandioca cremosa, vinagrete de abacaxi e farofa de alho com bacon.
Open Bar (Rua Pedras Preciosas, 551 – Iguaçu)
Porquinho Cai Cai – Torresmo crocante com molhos mexicanos: pico de gallo, guacamole e chilli beans.
Recanto da Picanha (Rua Dom Pedro II, 174 – Cidade Nobre)
Rabada Mineira com Toque Raiz – Rabada com purê de mandioca e torradas crocantes.
Timonel (Rua Milton Campos, 205 – Cidade Nobre)
De Grão em Grão o Peixe Enche o Bucho – Iscas de tilápia com batatas artesanais e dois tipos de molho.
Tobas Bar (Av. Monteiro Lobato, 876 – Cidade Nobre)
Voando no Tobas com as Bolas Dentro – Asa de frango recheada, bolinho de mandioca com costela e dois molhos especiais.
Wave House (Rua Dom Pedro II, 185 – Cidade Nobre)
Frio de Fogo: Picolé de Costela – Picolé empanado de costela desfiada com molho barbecue.
📍 Timóteo – MG
Bar do Paulinho (Rua Cento e Trinta e Dois, 492 – Santa Maria)
Atrás da Porta Torta tem Costela com Farofa – Costeleta de porco com barbecue, farofa de alho e batatas rústicas.
Tô na Praça (Rua Maria Rodrigues de Carvalho, 879 – Novo Horizonte)
Douradinho Mineiro e Costelinha – Dados de muçarela empanados em Doritos, com geleia de abacaxi e costelinha ao barbecue.
📍 Santana do Paraíso – MG
Pop’s Bar (Rua Mário de Andrade, 346 – Cidade Nova)
Pop’s Geraes – Bolinho de feijão-tropeiro com torresmo e cobertura de chutney de manga.
Em todo o Brasil, serão quase 1.200 butecos participantes, divididos em 27 circuitos que abrangem cerca de 50 municípios de norte a sul do país.
História
Criado em 2000, em Belo Horizonte, o Comida di Buteco surgiu com a missão de valorizar os butecos familiares e a culinária tradicional brasileira. A iniciativa começou na antiga Rádio Geraes FM e hoje se consolidou como o maior concurso do gênero no Brasil. Diferente de um festival, o evento é uma competição oficial, com votos populares e de jurados que avaliam quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e, claro, o petisco, que tem peso de 70% na nota final. Os outros quesitos representam 10% cada.
Desde 2016, o concurso é dividido em duas etapas: após a escolha dos campeões de cada circuito, uma nova rodada de jurados avalia os vencedores para eleger o Melhor Buteco do Brasil. A consagração nacional acontece em uma festa em São Paulo, prevista para o mês de julho.
O impacto do Comida di Buteco vai muito além da gastronomia. Ao longo dos 25 anos, já foram registrados mais de 10 milhões de votos, 13 mil empregos gerados apenas em 2024, e cerca de R$ 2,5 bilhões em impacto na cadeia produtiva do setor. Mais de 10 mil butecos já participaram da competição, que também atrai turistas — 150 mil só no último ano — e alcançou quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais, com 160 milhões de impressões.
Em cada edição, 20% dos bares participantes são renovados, garantindo diversidade e competitividade. Com muito sabor e histórias para contar, a edição comemorativa do Comida di Buteco está pronta para transformar novamente a vida de milhares de famílias, valorizando o buteco como uma extensão da casa brasileira.