Festival da Banana movimenta turismo e cultura em Ipatinga neste fim de semana
Evento no Pedra Branca terá dois dias de cultura, música e culinária com destaque para o Boi Balaio e artistas regionais
Por Plox
03/04/2025 16h34 - Atualizado há 21 dias
A comunidade rural de Pedra Branca, em Ipatinga, promove neste fim de semana a 32ª edição do tradicional Festival da Banana. O evento abre oficialmente as comemorações pelos 61 anos de emancipação de Ipatinga. Muito além de uma festa, o evento resgata memórias, fortalece a identidade cultural do município e impulsiona o turismo e a economia local, reunindo gastronomia, música e manifestações folclóricas em uma programação especial. O festival acontece no campo de futebol do bairro e a entrada é gratuita. Veja a programação na Live.
O evento é organizado pela Associação de Moradores do Pedra Branca, com apoio da Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).

A grande novidade deste ano é o cortejo do Boi Balaio, uma tradição popular que será apresentada pelos alunos do 4º ano da Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa. A encenação promete encantar o público com a alegria e autenticidade das crianças, mantendo viva uma expressão cultural que atravessa gerações.
Na programação musical, o sábado (5) começa às 18h30 com a apresentação do cantor Gabriel Reis. Em seguida, sobem ao palco as duplas Rubens Soares & Robson Klein e Jhon e seus Teclados. Encerrando a noite, a dupla “Os Gargantas de Ouro”, vinda do Espírito Santo, promete animar o público com um show especial.
Já no domingo (6), as atividades se iniciam às 14h com som mecânico, preparando o ambiente para o esperado desfile do Boi Balaio. Em sequência, o palco será ocupado por artistas locais que garantem um encerramento animado e com muita música: Marquin do Cavaco, Félix Monteiro, Gleydsson Heleno e Aguilar Júnior.
Com entrada gratuita, o festival é uma oportunidade para moradores e turistas apreciarem a hospitalidade do Pedra Branca, enquanto desfrutam das belezas naturais da região e saboreiam pratos típicos à base da banana — protagonista da festa.
Mais do que uma comemoração, o Festival da Banana reafirma seu papel como símbolo da cultura ipatinguense e ponto de encontro para quem valoriza tradição, arte e boa música.