Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Feito histórico: Ipatinga lança seu 1º Plano de Segurança Alimentar na próxima terça

Documento estratégico estabelece diretrizes para garantir alimentação adequada na cidade entre 2025 e 2028

04/04/2025 às 01:49 por Redação Plox

A cidade de Ipatinga se prepara para um momento marcante na próxima terça-feira, 8 de abril, com o lançamento oficial do seu primeiro Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (PLAMSANS), válido para o período de 2025 a 2028.


Imagem Foto: Divulgação

A cerimônia de apresentação do documento está marcada para acontecer às 8h no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), situado no bairro Cidade Nobre. O evento será aberto ao público e não exigirá inscrição prévia.


Imagem Foto: Divulgação

Fruto de um processo participativo, o plano foi construído por meio de reuniões articuladas pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Caisans). A elaboração contou com a integração de diversas secretarias municipais — entre elas Assistência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, além de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.


Também participaram da formulação representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), convidados e membros da sociedade civil, com importantes contribuições registradas durante a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.


O plano tem como propósito principal garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada, com diretrizes e ações estratégicas que visam assegurar uma alimentação de qualidade, saudável, acessível, suficiente e contínua para toda a população.


Segundo a secretária executiva da Caisans Ipatinga, Glaucilene Garcia de Souza, o processo foi resultado de meses de estudo e articulação coletiva: “A intersetorialidade é um dos grandes desafios, mas também uma das maiores potencialidades dessa política. Alimentação adequada está intrinsicamente ligada a outros direitos, como moradia, saúde e educação”.


Já o secretário de Assistência Social e presidente da Caisans, Flávio Miranda, destacou o esforço conjunto da gestão municipal: “O objetivo é fortalecer cada vez mais a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, conectando diferentes políticas públicas, órgãos e a sociedade para assegurar esse direito essencial”.


O lançamento do PLAMSANS marca um avanço significativo para o município na promoção de políticas públicas integradas e sustentáveis voltadas para o bem-estar alimentar da população.


Compartilhar a notícia

para você
gasolina
ECONOMIA

Petrobras reduz preço da gasolina em R$ 0,20 por litro nas refinarias

Empresa anuncia primeira redução da gasolina desde dezembro

Anvisa
SAúDE

Anvisa aprova medicamento para tratamento de covid-19

O tratamento tem que ser iniciado logo após o teste positivo

Lula atribui a progressistas dificuldade em dialogar com evangélicos
POLíTICA

Lula atribui a progressistas dificuldade em dialogar com evangélicos

Presidente defende autocrítica do campo progressista e amplia aproximação com lideranças religiosas; governo intensifica diálogo com evangélicos

Sessão extra: Whindersson está de volta em Ipatinga!
LAZER

Sessão extra: Whindersson está de volta em Ipatinga!

Comediante se apresenta no Centro Cultural Usiminas com novo show 'ISSO LITERALMENTE NÃO É UM CULTO', em 04 de outubro