Minas pode ganhar novo feriado oficial em setembro

Projeto de lei avança na ALMG para instituir dia da padroeira Nossa Senhora da Piedade como feriado estadual

Por Plox

03/04/2025 08h07 - Atualizado há cerca de 1 mês

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pode aprovar ainda este ano a criação de um novo feriado estadual. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Leleco Pimentel (PT), pretende instituir o dia 15 de setembro como feriado oficial em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.


Imagem Foto: ALMG


O Projeto de Lei 1401/2023, que trata do tema, já obteve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no ano passado e, nesta quarta-feira (2), avançou com a aprovação na Comissão de Cultura. Para seguir ao plenário, onde será submetido a dois turnos de votação, a matéria ainda precisa ser analisada por outras duas comissões: Desenvolvimento Econômico e Administração Pública.



Caso receba os pareceres favoráveis restantes e seja aprovada pelos deputados em plenário, a proposta seguirá para sanção do governador Romeu Zema (Novo). Até o momento, a Comissão de Desenvolvimento Econômico já recebeu o projeto, mas ainda não há data definida para sua análise.



Na justificativa apresentada, Leleco Pimentel defende que o feriado é uma forma de homenagear a padroeira do estado e de buscar inspiração para a atuação parlamentar. \"Que possamos, tal qual Nossa Senhora da Piedade, ter em vista a proteção de quem mais precisa, tomando em nossos braços as famílias mineiras\", afirmou o deputado durante apresentação da proposta.


Com essa iniciativa, Minas Gerais pode passar a contar com mais um feriado religioso em seu calendário oficial, reforçando a devoção à santa que representa a fé de grande parte da população mineira.


Destaques