Seis pessoas são presas suspeitas de furtar cabos e fios de cobre em Ipatinga
Suspeitos trafegavam em comboio com rádios comunicadores e ferramentas; grupo seria responsável por furtos em Ipatinga
Por Plox
03/04/2025 17h50 - Atualizado há 3 meses
Seis pessoas foram presas na tarde desta quarta-feira (2) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), suspeitas de envolvimento em furtos de cabos de energia e fios de cobre na região de Ipatinga, no Vale do Aço. A prisão aconteceu durante uma abordagem no km 355 da BR-381, em João Monlevade (MG).
O grupo, composto por cinco homens e uma mulher, trafegava em três veículos — um caminhão, uma Fiat Fiorino e um Volkswagen Gol — que seguiam em comboio pela rodovia. Durante a fiscalização, os ocupantes apresentaram versões contraditórias sobre o destino e o motivo da viagem.
No caminhão, os policiais encontraram centenas de metros de cabos de energia furtados, ferramentas especializadas, equipamentos de proteção individual e rádios comunicadores semelhantes aos utilizados em um crime registrado no dia anterior, em Ipatinga. Já na Fiorino, além de uma motocicleta, foram localizados mais rádios e itens usados na manutenção de redes elétricas, como luvas e botas. No Gol, havia outro rádio comunicador. Todos os aparelhos estavam sintonizados na mesma frequência, indicando possível coordenação entre os veículos.

Segundo os suspeitos, o material teria sido comprado em Ipatinga por R$ 5 o quilo. No entanto, imagens de câmeras de segurança analisadas pelas autoridades confirmaram a participação dos veículos nos furtos ocorridos nos dias anteriores na cidade.
Diante das evidências, os seis envolvidos foram presos em flagrante pelos crimes de associação criminosa, furto e receptação. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de João Monlevade e permanecem à disposição da Justiça. Os veículos utilizados na ação também foram apreendidos.

A operação reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao furto de cabos, crime que gera grandes prejuízos para empresas e transtornos para a população.