Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Pizzaria é condenada a pagar em dobro funcionário que não folgava aos domingos

Funcionário alegou que trabalhava de terça-feira a domingo à noite, e que suas folgas eram nos dias de segunda-feira

03/05/2019 às 07:38 por Redação Plox

Uma pizzaria foi condenada a remunerar um motociclista em um domingo em dobro a cada três semanas, já que o profissional que não folgava nesse dia. O caso aconteceu em um estabelecimento da cidade de Campo Belo, no interior de São Paulo.

Entregador de pizza- Foto: NaBocaDoPovoNews/Reprodução

Motociclista acionou a Justiça contra uma pizzaria- Foto: Reprodução/Internet/Imagem Ilustrativa

O funcionário acionou o órgão do Trabalho com a alegação de que estava trabalhando de terça-feira a domingo à noite, e que suas folgas eram nos dias de segunda-feira. De acordo com o trabalhador, além de não ter ao menos uma folga em um domingo do mês, a pizzaria não pagava em dobro o dia, nem mesmo os feriados em que ele estava por conta da empresa.

A sentença foi dada Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), por entenderem que a folga em dias de domingo tem grande importância, uma vez que o funcionário tem direito ao convívio social e em família.

O pedido de pagamento em dobro tinha sido negado pela Justiça, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) sustentou a sentença.

O ministro Maurício Godinho Delgado, relator do TRT, afirmou que o descanso semanal remunerado é constitucionalmente um direito de trabalhadores, tanto nas cidades, como no campo. A preferência, pela lei, é de que este dia seja no domingo. Para Delgado, essa preferência para o repouso “não é absoluta”, porém é preciso que o responsável na empresa faça uma escala de revezamento entre os funcionários, para que os trabalhadores possam descansar pelo menos a cada quatro semanas”.

Atualizada às 12h06

Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

Governo exige R$ 635 milhões por danos ambientais na Amazônia causados por fazendeiros

Ação inédita visa reparação por danos climáticos gerados pelo desmatamento, queimadas e outras práticas ilegais que devastaram mais de 7 mil hectares na Floresta Nacional do Jamanxim

Reunião entre governador de MG e empresa italiana
ECONOMIA

Minas Gerais terá primeira unidade da Fassa Bortolo fora da Europa

Investimento de R$ 145 milhões em Matozinhos marca início das atividades da companhia italiana na América Latina

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

O programa atende 20,73 milhões de famílias e adiciona novos benefícios.

dinheiro.jpg
ECONOMIA

Receita Federal abre consultas ao 6º lote do IR 2019

Segundo a Receita Federal, o pagamento do sexto lote será feito em 18 de novembro

para você
Escolas do ES precisarão de aval dos pais para abordar identidade de gênero
EDUCAçãO

Escolas do ES precisarão de aval dos pais para abordar identidade de gênero

Nova lei determina que temas como diversidade sexual e igualdade de gênero só poderão ser tratados com autorização por escrito dos responsáveis

michel
FAMOSOS

Michel Teló surpreende Thais Fersoza com renovação de votos em público

Casal celebra amor no palco do Carnaval

Marcos Valadares planeja elenco jovem e ambicioso no Ipatinga
ESPORTES

Marcos Valadares planeja elenco jovem e ambicioso no Ipatinga

Marcos Valadares revela plano de jogo, perfil dos jogadores e expectativa com o retorno do clube ao protagonismo mineiro

Licia Rubinstein.  Detalhamento das Vagas e Funções Agência IBGE
EMPREGO

Oportunidade Nacional: IBGE abre mais de 7 Mil vagas temporárias

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 19 de julho de 2023