Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Governo começa a distribuir hoje lote de 1 milhão de vacinas da Pfizer

Imunizantes serão distribuídos a todas as capitais do país

03/05/2021 às 16:30 por Redação Plox

O Ministério da Saúde começa a distribuir nesta segunda-feira (3), 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech aos 26 estados do país e ao Distrito Federal. A distribuição começa após pedido de estados e municípios, que solicitaram mais tempo para organizar o armazenamento do imunizante, que precisa ser mantido em temperaturas baixas.

No total, a pasta recebeu 1 milhão de doses na última quinta (29). Nesta remessa, serão enviadas 499,5 mil doses para a primeira aplicação, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os estados e Distrito Federal. As doses para a segunda aplicação serão distribuídas nas próximas semanas.

De acordo com o ministério, a vacina da Pfizer está sendo destinada para vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. A comprovação das comorbidades pode ser realizada com exames, receitas, relatório ou prescrição médica, entre outros.

Foto: Divulgação

 

Armazenamento
A logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento, que difere dos demais insumos já adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses estão armazenadas a uma temperatura de -90 graus Celsius (°C) a -60°C. Ao serem enviados aos estados, os imunizantes estarão expostos a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de 2ºC a 8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Por causa dessas particularidades, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante se restrinja às 26 capitais brasileiras e ao Distrito Federal, de forma a evitar prejuízos e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra.

Doses distribuídas
De acordo com nota do ministério distribuída hoje, a campanha de vacinação contra a covid-19, que começou em 18 de janeiro já distribuiu cerca de 70 milhões de doses, incluindo este lote da Pfizer, alcançando aproximadamente 43,7 milhões de brasileiros.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
vacinação covid 19
SAúDE

Fabriciano-MG avança e inicia vacinação de pessoas na faixa etária dos 45 aos 54 anos

Prefeito, vice e secretário de saúde serão vacinados neste sábado em Fabriciano. Os três estão na nova faixa de vacinação na cidade

Ipatinga amplia mamografias e promove mutirões no Outubro Rosa
SAúDE

Ipatinga amplia mamografias e promove mutirões no Outubro Rosa

Prefeitura realiza atendimentos aos sábados na Policlínica Municipal para reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Caso de raiva em bovino é confirmado na região Leste de MG; outras duas mortes são investigadas
SAúDE

Caso de raiva em bovino é confirmado na região Leste de MG; outras duas mortes são investigadas

Caso confirmado em Itueta leva a vacinação emergencial e mobiliza autoridades para conter transmissão do vírus

UTI coronariana do Hospital Márcio Cunha recebe certificação Top Performer
SAúDE

UTI coronariana do Hospital Márcio Cunha recebe certificação Top Performer

Unidade também teve sua UTI Geral reconhecida entre as melhores do país pela AMIB e Epimed