Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Aprimoramentos no Pix buscam aumentar segurança nas transações

Esses ajustes entrarão em vigor no dia 5 de novembro e exigirão adaptações por parte do BC e das instituições financeiras.

03/05/2023 às 10:28 por Redação Plox

O Banco Central (BC) anunciou na última terça-feira (2) medidas para aumentar a segurança do Pix e prevenir fraudes. Duas funcionalidades do sistema passarão por melhorias: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para análise antifraude. Esses ajustes entrarão em vigor no dia 5 de novembro e exigirão adaptações por parte do BC e das instituições financeiras.

 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Notificação de infração e etiquetas específicas

A notificação de infração é uma funcionalidade utilizada pelos bancos para marcar chaves e usuários em casos de suspeita de fraude. Com a atualização, serão criadas "etiquetas" específicas para identificar as infrações cometidas. O registro passará a contar com novos campos, detalhando a razão da notificação, como golpe, estelionato, invasão da conta, coação, entre outros, e o tipo de fraude cometida, como usuários que abriram contas sob falsidade ideológica ou emprestaram indevidamente suas contas para alguma fraude (conta laranja).

Consulta de informações para análise antifraude

O BC permitirá que as instituições financeiras acessem um conjunto mais relevante de dados e por um período maior de tempo para análise antifraude de transações via Pix. Entre as informações disponibilizadas estarão: quantidade de infrações do tipo conta laranja ou falsidade ideológica relacionadas ao usuário ou chave Pix, volume de participantes que aceitaram notificação de infração daquele usuário ou chave, e quantidade de contas vinculadas a determinado usuário.

Com as mudanças, as informações poderão ser consultadas por até cinco anos, enquanto atualmente são disponibilizados dados de seis meses. A consulta poderá ser feita pelas instituições financeiras por chave Pix ou pelo usuário (CPF/CNPJ), 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Impacto das mudanças na prevenção de fraudes

Breno Lobo, consultor na Gerência de Gestão e Operação do Pix, afirmou em nota que "o resultado dessas mudanças é uma maior eficácia no combate à fraude, uma vez que as instituições passarão a ter melhores subsídios para aprimorar os próprios modelos de prevenção e detecção de fraude". Ele acrescentou que as instituições financeiras terão melhores condições de atuar preventivamente, rejeitando transações fraudulentas ou bloqueando cautelarmente os recursos, resultando em maior proteção aos usuários.

 


 

Compartilhar a notícia

para você
LAZER

Trem de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes volta a circular

Circulação do trem turístico volta ao normal nesta sexta-feira (7/2); passageiros podem remarcar bilhetes ou solicitar reembolso.

Vídeo: PM detalha prisão de suspeito de dois assaltos com sequestro em Ipatinga
POLíCIA

Vídeo: PM detalha prisão de suspeito de dois assaltos com sequestro em Ipatinga

Homem de 44 anos foi capturado em mata após render duas mulheres armadas com faca e obrigar uma delas a dirigir até Timóteo

a
LAZER

Ministra da Cultura anuncia abertura de novas salas de cinema financiadas pelo FSA

A ministra também abordou a necessidade de regularização dos serviços de streaming no Brasil, uma discussão que se alinha com as práticas internacionais de investimento em produção local

Carro elétrico no Brasil: alternativa viável ou solução parcial?
GERAL

Carro elétrico no Brasil: alternativa viável ou solução parcial?

Wanderson Castro analisa os pontos fortes e limitações da eletrificação veicular, destacando a realidade do consumidor brasileiro