Vale do Aço terá expediente ampliado para o ‘Dia das mães’; entenda como irá funcionar

Após identificar as preferências dos lojistas, o Sindcomércio buscou um consenso sobre o horário estendido e a compensação pelo tempo extra trabalhado

Por Matheus Valadares

03/05/2023 13h56 - Atualizado há mais de 1 ano

Em antecipação ao Dia das Mães, que ocorrerá no próximo domingo (14), as lojas do Vale do Aço terão horário estendido para atender a demanda. O horário unificado de funcionamento será válido em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Na quinta-feira (11) e sexta-feira (12), as lojas estarão abertas das 9h às 20h, enquanto no sábado (13) funcionarão das 9h às 17h.

 

O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço negociou o horário especial com os sindicatos laborais correspondentes. O presidente da entidade, José Maria Facundes, relata que, "ainda na 2ª quinzena de fevereiro, fomos às ruas e entrevistamos 509 empresários da região, com o objetivo de saber a vontade deles para as datas comemorativas de 2023".

Lojas terão horários de funcionamento ampliados na véspera do Dia das Mães. Foto: Paulo Sérgio de Oliveira/Divulgação.

 

Após identificar as preferências dos lojistas, o Sindcomércio buscou um consenso sobre o horário estendido e a compensação pelo tempo extra trabalhado. "Após intensas rodadas de negociação e alguns impasses, foi possível, com muito diálogo, chegar a um consenso com os representantes dos trabalhadores. Entendemos que as convenções coletivas de trabalho assinadas traduzem a vontade dos lojistas atestada na nossa pesquisa", completa Facundes.

Consumidores terão mais tempo para irem às compras. Foto: Paulo Sérgio de Oliveira/Divulgação.

 

Expectativas de vendas para o Dia das Mães

Uma pesquisa realizada pelo Sindcomércio mostrou que 85,8% dos comerciantes acreditam que as vendas relacionadas ao Dia das Mães serão melhores em 2023, comparadas ao mesmo período do ano anterior. Os itens mais procurados devem ser roupas (63,9%) e calçados (19,1%). As lojas têm investido em vendas on-line, publicidade, promoções e diversificação do mix de produtos.

Formas de pagamento e ticket médio

A maioria dos empresários (84,8%) espera que os consumidores optem pelo cartão de crédito parcelado como forma de pagamento. Quanto ao ticket médio, mais de 80% dos lojistas pesquisados indicaram que os gastos dos clientes devem variar entre R$ 100 e R$ 300.


 

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