Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Encontro histórico: Lula recebe Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, em Brasília
Fumio Kishida visita o Brasil pela primeira vez desde 2016, discutindo acordos comerciais e transição energética
03/05/2024 às 17:04por Redação Plox
03/05/2024 às 17:04
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Em um encontro marcante no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acolheu nesta sexta-feira Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão. Esta é a primeira visita de um líder japonês ao Brasil desde a presença de Shinzo Abe em 2016, durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio.
Foto: Ricardo Stuckert / PR 03.05.2025
Os diálogos bilaterais entre Lula e Kishida focaram em fortalecer as relações comerciais e em estratégias conjuntas para a transição energética, refletindo o crescente alinhamento entre as duas nações em temas globais de sustentabilidade e economia.
A visita de Kishida não apenas simboliza um reforço nos laços políticos e econômicos entre o Brasil e o Japão, mas também posiciona ambos os países frente a desafios econômicos globais e a expansão comercial de outras potências como China e Rússia.
Após os compromissos em Brasília, o primeiro-ministro japonês seguirá para o Paraguai ainda nesta tarde de sexta-feira. O retorno ao Brasil está programado para o sábado (4), com uma agenda de compromissos em São Paulo.
Esta visita também segue a política de isenção de vistos acordada entre os dois países no ano passado, permitindo estadias de até 90 dias sem a necessidade de visto, uma medida que visa fortalecer os intercâmbios turísticos e empresariais.
Essa sequência de encontros entre Lula e Kishida, que incluiu um compromisso prévio durante a cúpula do G7 em Hiroshima em maio de 2023, destaca o esforço contínuo em consolidar uma parceria estratégica ampla, impulsionando agendas comuns em fóruns internacionais e reforçando a colaboração em áreas chave como tecnologia, comércio e meio ambiente.
Cantor sertanejo afirma que agressão contra Lays Alves, em frente à loja dela, teria sido cometida por ex-companheira e atual marido; artista relata histórico de ameaças, nega ser ausente na vida da filha e diz confiar na Justiça
Cantor sertanejo afirma que agressão contra Lays Alves, em frente à loja dela, teria sido cometida por ex-companheira e atual marido; artista relata histórico de ameaças, nega ser ausente na vida da filha e diz confiar na Justiça