Após pane, avião cai em pântano na Bolívia e ocupantes sobrevivem cercados por jacarés

Cinco pessoas ficaram dois dias isoladas em área alagada e só se alimentaram com chocolate e farinha de mandioca

Por Plox

03/05/2025 14h50 - Atualizado há cerca de 13 horas

Uma queda de avião mobilizou autoridades e pescadores no norte da Bolívia após uma aeronave com cinco ocupantes desaparecer durante um voo entre Baures e Trinidad.


Imagem Foto:Reuters/Reprodução


O acidente ocorreu na quarta-feira, dia 30 de abril, mas os sobreviventes só foram resgatados na manhã de sexta-feira, 2 de maio. A bordo estavam o piloto Pablo Andrés Velarde, de 27 anos, três mulheres e uma criança. Apesar do impacto da queda, todos conseguiram sair vivos, com apenas ferimentos leves, segundo informou o Ministério da Defesa boliviano.



O piloto conseguiu realizar um pouso forçado em uma área alagada e próxima a um ninho de jacarés. Ele relatou que o forte cheiro do combustível que vazou da aeronave ajudou a afastar os animais, impedindo que se aproximassem do grupo. A aeronave ficou parcialmente submersa, mas foi justamente dela que o grupo retirou os alimentos que garantiram sua sobrevivência: chocolate e farinha de mandioca.



Durante os dois dias no pântano, os sobreviventes enfrentaram condições adversas, sem comunicação e em meio a clima desfavorável. Mirtha Fuentes, uma das passageiras, descreveu o momento do resgate como uma explosão de emoções: \"Todos choramos de felicidade por estarmos vivos\", declarou. As buscas foram dificultadas pelas condições climáticas, apesar da rápida mobilização das equipes de resgate logo após a perda de contato com a aeronave.



O grupo foi encontrado por pescadores locais, que os avistaram e acionaram as autoridades. Em seguida, a Força Aérea Boliviana transportou todos até Trinidad por helicóptero, onde receberam atendimento médico. Em pronunciamento, o presidente da Bolívia, Luis Arce, destacou o empenho das equipes e comemorou o desfecho com vidas salvas: “Graças ao trabalho de nossa equipe especializada, neste momento os cinco resgatados, incluindo uma criança, estão vivos”.


Destaques