Chuvas em Pernambuco deixam ao menos seis mortos; governo decreta emergência em 27 municípios

Medida vale por 180 dias e busca agilizar ações e acesso a recursos federais; na Grande Recife, deslizamentos e correnteza causaram mortes e há idoso desaparecido em Beberibe.

03/05/2026 às 12:52 por Redação Plox

As fortes chuvas que atingem Pernambuco desde o feriado do Dia do Trabalhador provocaram um cenário de destruição e levaram o governo estadual a decretar situação de emergência em 27 municípios. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial e tem validade de 180 dias, com o objetivo de agilizar ações emergenciais e facilitar o acesso a recursos federais.

Segundo apurações, ao menos seis pessoas morreram na Região Metropolitana do Recife

Foto: Divulgação


Segundo apurações, ao menos seis pessoas morreram na Região Metropolitana do Recife em decorrência dos temporais. Cinco vítimas foram atingidas por deslizamentos de barreiras e uma morreu após ser arrastada por uma correnteza em São Lourenço da Mata.

Entre os casos mais graves

Entre os casos mais graves está o de uma família atingida por um deslizamento no bairro Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. Uma mulher de 24 anos e seus dois filhos, de 6 anos e 1 ano e 6 meses, morreram após a casa onde moravam ser soterrada. As vítimas chegaram a ser resgatadas, mas não resistiram aos ferimentos.

Outro deslizamento, no bairro Passarinho, em Olinda, deixou mais duas vítimas fatais: uma jovem de 20 anos e seu filho, um bebê de seis meses. Segundo relatos, o resgate foi dificultado pelas condições do terreno e pela continuidade da chuva, o que provocou novos desmoronamentos durante as buscas.

Entre os casos mais graves está o de uma família atingida por um deslizamento no bairro Dois Unidos, na Zona Norte do Recife

Foto: Divulgação


Além das mortes

Além das mortes, há registro de um idoso desaparecido no bairro de Beberibe, no Recife. O Corpo de Bombeiros foi acionado para as buscas, mas até a última atualização não havia confirmação sobre o paradeiro da vítima.

A Defesa Civil também contabiliza centenas de pessoas fora de casa, entre desabrigados e desalojados, em diferentes cidades atingidas. As chuvas intensas provocaram alagamentos, deixaram famílias ilhadas e impactaram serviços, incluindo o desvio de voos no Aeroporto do Recife.

As autoridades seguem monitorando as áreas de risco e orientam que moradores deixem locais com possibilidade de deslizamento. O cenário ainda é considerado crítico, e novas ocorrências não estão descartadas enquanto persistirem as condições climáticas adversas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a