Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Clientes podem pedir portabilidade de plano de saúde sem precisar cumprir carência

    Por Plox

    03/06/2019 10h57 - Atualizado há cerca de 3 anos

    A partir desta segunda-feira, 3 de junho, os clientes de planos de saúde já podem mudar de convênio ou operadora sem precisar cumprir carência.

    Imagem: ANS


    Apenas portadores de planos individuais, familiares e coletivos por adesão podiam fazer a portabilidade. Mas quem tem convênios coletivos empresariais também podem fazer a mudança. Para fazer a portabilidade é imprescindível que o plano atual tenha sido contratado após 1999, esteja ativo e com o pagamento em dia. Para ter direito à transferência com isenção de carência, é necessário ficar, no mínimo, dois ou três anos no seu plano de origem.

    O pedido de mudança do plano está subordinado a preço compatível na maior parte dos casos. O site da ANS procurará um plano na mesma faixa de valor e dará as opções para o cliente. Quem já fez a portabilidade anteriormente deve aguardar no mínimo 12 meses para pedir novamente mudança de plano de saúde. Se a troca mudança for por um plano com mais quantidade de cobertura, o cliente deve cumprir a carência para os pontos adicionais. Ao pedir a mudança, as operadoras de planos têm um prazo de até 10 dias para analisar a solicitação. A liberação para a mudança segue uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovada ano passado. 

    Atualizada às 9h10

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]