Parceria entre Aperam BioEnergia e Biblioteca Municipal de Turmalina rende bons frutos

03/06/2019 14:35

Desde o início do trabalho conjunto, crianças, jovens e adultos foram influenciados a lerem mais, despertando interesse pela arte e literatura

Publicidade

Fundada no dia 20 de Dezembro de 2002, a Biblioteca Pública Municipal Mestra Augusta, em Turmalina, tem conquistado leitores de todas as idades. A Instituição conta com o trabalho de uma associação de amigos que desenvolvem projetos em parceria com a Aperam BioEnergia, a partir de recursos provenientes do edital de projetos da Fundação Aperam Acesita. As ações da Associação de Amigos da Biblioteca Pública Municipal Mestra Augusta (AABC) ampliam o acesso aos livros e às atividades culturais, despertam o interesse pela arte, incentivam o hábito de leitura e levam novos leitores para a Biblioteca.

Desde o início dos trabalhos, a AABC tem mudado o conhecimento da população local a respeito da literatura e produção de textos. O primeiro projeto desenvolvido foi o “Leiturarteducação na Praça”, realizado entre fevereiro e novembro de 2016. Durante nove meses, foram promovidas oficinas de leitura, interpretação e redação de textos, sempre valorizando a cultura local, por meio de literatura, danças, brincadeiras e remédios caseiros. O número de pessoas atendidas chegou a aproximadamente 9.400 participantes.

Representantes da BiBlioteca Mestra Augusta apresentam a Geladeroteca. (Foto: divulgação)

Representantes da BiBlioteca Mestra Augusta apresentam a Geladeroteca. (Foto: divulgação)

O segundo projeto foi o “Leitura, Arte e Educação Ambiental”, desenvolvido de novembro de 2017 a Julho de 2018. Nesta edição, a faixa etária do público atendido foi ampliada para contemplar os adultos interessados. Assim como na primeira edição, as atividades de leitura comentada, produção textual e teatral tiveram continuidade no segundo projeto. Em nove meses, foram atendidas cerca de 5.668 pessoas.

“Uma população leitora tende a se tornar mais educada e responsável com as pessoas ao redor, os patrimônios públicos e privados, e com o meio ambiente. Fazer com que a cidade inteira se torne uma cidade leitora é algo que almejamos apoiando os projetos da AABC,” comenta o Gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima.

Hábito saudável que transforma pessoas e ambientes
Os resultados dos projetos desenvolvidos pela AABC estão evidentes nos números de leitores inscritos na Biblioteca ao longo dos anos. Em 2016, ano do primeiro projeto, haviam 465 leitores inscritos. No ano seguinte, esse número chegou a 500 leitores. E em 2018, ano que teve seis meses de execução do segundo projeto, os inscritos chegaram a 756. O número não parou por aí, e hoje a Biblioteca conta com 854 leitores inscritos. 

A fim de ampliar o número de leitores da cidade, o mais novo projeto lançado com o apoio da Aperam BioEnergia, no dia 23/05, o “Geladeroteca” disponibiliza livros, gratuitamente, dentro de uma geladeira chamada de ‘Geladeira dos Sonhos’. Ela pode ser encontrada na Policlínica de Turmalina, situada no bairro São João Batista. Os livros podem ser lidos enquanto as pessoas aguardam atendimento, ou levados emprestados para casa.

As ações promovidas são altamente relevantes para os moradores da região, na opinião da Assistente Administrativa da Biblioteca, Bianca Leão. Para ela, o acesso ao livro e à leitura “contribuem para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente, sonhando e efetivamente transformando a paisagem social, cultural e ambiental”.
 



Publicidade