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    Nutricionista lista alimentos que ajudam a regular o sono

    Juliana Vieira também falou quais os chás que ajudam a você a ter um noite tranquila

    Por Plox

    03/06/2020 15h05 - Atualizado há mais de 1 ano

    Uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada em todo o país apontou que, durante a pandemia da Covid-19, 41,7% dos brasileiros se queixam de distúrbios do sono, como dificuldade para dormir ou dormir mais do que o de costume. 

    Para quem está sofrendo com a insônia, a ajuda pode estar na alimentação. A nutricionista Juliana Vieira listou quais os alimentos podem dar uma forcinha para quem quer ter uma boa noite de sono.

    "Alimentos ricos em vitamina B6 e magnésio podem ajudar, como banana cozida, frango, aveia , uva ,alface . Também recomendo os frutos secos, que são ricos em triptofano e melatonina (hormônio produzido pelo organismo, responsável pela melhora do sono", disse a profissional, que também citou os alimentos que fazem o efeito contrário, ou seja, ajudam a não dormir: "bebidas alcoólicas, pimenta, cafeína, termogênicos em geral e sal". 

    IMG-20200602-WA0011Foto Samuel Melim / Divulgação
     

     

    Chás, bebida muito consumida no inverno, também podem estimular o sono. Juliana disse quais: Chá de melissa , maçã , camomila, pois provocam o relaxamento, ajudam acalmar e atuam no receptores do sono.

    Assim como os alimentos, existem chás que ajudam a espantar o sono, segundo a profissional, como: Chá preto , chá verde , esses dois contém muita cafeína; chás de gengibre e canela são estimulantes e aumentam o metabolismo.  

    Vale destacar que o café, segunda bebida mais consumida no Brasil, deve ser apreciado moderadamente para quem tem dificuldades de dormir.

    "400 mg da substância por dia, equivalente a 4 xícaras de café fresco (225 ml). Devemos evitar toda e qualquer bebida que contenha cafeína em sua fórmula algumas horas antes de dormir”, explicou a profissional.

    Juliana acrescenta que para que o sono seja tranquilo, é importante que a última refeição seja leve.

    "O ritual é o de sempre: preparar-se para dormir, apagar as luzes e deitar na cama com a mente despreocupada, sem aparelhos eletrônicos.   Sempre funciona.... Evite utilizar medicamentos sem prescrição antes de dormir, pois muitas vezes não tratam o problema e podem ter efeitos colaterais bem sérios. Caso você precise muito de alguma ajuda para dormir, sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento", finaliza. 
     

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