Unileste oferece cursos gratuitos e abertos à população

O portfólio contempla 13 cursos e as inscrições já estão aberta

Por Plox

03/06/2021 16h26 - Atualizado há quase 3 anos

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) e seu Grupo Educacional mantenedor, União Brasileira de Educação Católica (UBEC), abrem oportunidades para 13 cursos livres, gratuitos e de curta duração por meio do Projeto Esperançar. Ofertados pela plataforma da Católica EaD – instituição de ensino superior a distância da UBEC –, e com emissão de certificado de extensão universitária, os interessados poderão se inscrever no site ead.catolica.edu.br/esperancar.  

Desde a criação do Projeto Esperançar, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas, de todas as regiões do país e até do exterior. “A oferta gratuita de cursos livres tem relação com a missão do Grupo UBEC, de servir à sociedade por meio da educação, assim como representa o compromisso institucional com a missão da Igreja Católica”, destaca Joaquim Alberto, coordenador de Pastoralidade da UBEC. De acordo com ele, o objetivo é que os cursos possam chegar, de maneira gratuita, a pessoas que tenham a pretensão de aprofundar temáticas relacionadas com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, permeada por valores humanos e éticos.

O portfólio traz seis novos cursos: Felicidade e bem viver; Educação popular e direitos humanos; Tecnologia e sustentabilidade; Educação social: o papel do/a educador/a social; Teologia da libertação para os dias atuais - módulos 2 e 3. Além dos novos cursos, seguem disponíveis outras sete possibilidades formativas com os temas: Direitos Humanos; Fraternidade e Políticas Públicas; Gestão Ambiental; Gênero, lutas e conquistas; Quantas cores tem a escola?; Migrações contemporâneas e refúgio; e Teologia da libertação para os dias atuais - módulo 1. 

Com conteúdo inicialmente desenvolvido e organizado pelo Unileste, o projeto do Grupo UBEC conta com a parceria e apoio da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), da Cátedra UNESCO/UCB - Juventude, Educação e Sociedade, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), do Movimento de Educação de Base (MEB), da Rede Eclesial Panamazônica (REPAM-Brasil) e da Agenda Universidades e Amazônia. No segundo semestre de 2021, serão disponibilizados novos cursos, além de inovações acadêmicas e tecnológicas na plataforma do Esperançar.

Destaques