Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeitura de Timóteo renova acervo instrumental para Banda Santa Cecília

    Corporação Musical tem a finalidade estatutária de contribuir para a difusão das práticas musicais, por meio do ensino e manuseio de sopro e de percussão

    Por Plox

    03/06/2022 17h17 - Atualizado há 2 meses

    Em solenidade realizada na sede da Corporação Musical Santa Cecília, a Prefeitura de Timóteo, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura procedeu à assinatura de Termo de Comodato de 56 instrumentos musicais para a tradicional banda de música da cidade. O encontro foi realizado na noite desta quinta-feira (2).

    A Corporação Musical Santa Cecília, fundada em 1950, é uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos e cuja finalidade estatutária é contribuir para a difusão das práticas musicais, por meio do ensino e manuseio de sopro e de percussão. A entidade foi inventariada em 2004 junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e obteve o registro de Patrimônio Imaterial de Timóteo, mediante aprovação por unanimidade no Conselho Municipal do Patrimônio de Timóteo, em 2019. 

    Foto: Divulgação / PMT

     

    Este registro é o marco legal para garantir a proteção, continuidade e recriação da banda de música, relacionado à arte e memória cultural. A salvaguarda da manifestação junto às políticas públicas do patrimônio é prioridade baseada nas garantias fundamentais do direito à cultura. A Corporação Musical Santa Cecília foi a primeira entidade local a receber este reconhecimento público e a possuir a distinta titulação.

    Presente na solenidade o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, destacou que a assinatura do Termo de Comodato não é apenas um ato simbólico, mas a formalização de instrumento complementar ao Termo de Fomento vigente celebrado entre a Prefeitura e a Corporação, garantindo o apoio da Administração Municipal na difusão da cultura musical e atividades artísticas, por meio da parceria com a banda. 

    Foto: Divulgação / PMT

     

    Já para o vice-prefeito de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, a entrega dos 56 instrumentos musicais que serão utilizados nas atividades da Corporação representa a oportunidade de ampliação do alcance das ações compartilhadas entre a Administração Municipal e a Corporação e representa o cumprimento do Plano de Salvaguarda e proteção da identidade e tradição da banda de música.

    Foto: Divulgação / PMT

     

    Foto: Divulgação / PMT

     

    Além do anfitrião da noite, o Maestro Rosendo que é presidente da Corporação, ainda participaram da solenidade o deputado Federal e Vice-Presidente da Câmara Federal, Lincoln Portela, o Vereador Wladimir Lana “Careca”, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Lessa, e o secretário municipal de Governo e Comunicação, Ângelo Ribeiro.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]