Impacto das medidas governamentais no mercado automobilístico brasileiro
A alta nos preços dos veículos novos durante a pandemia levantou dúvidas sobre a desvalorização dos modelos 0-km
Por Plox
03/06/2023 10h35 - Atualizado há quase 2 anos
As recentes iniciativas adotadas pelo governo federal para diminuir o valor dos veículos zero-quilômetro até R$ 120 mil têm potencial para transformar o panorama do mercado automobilístico brasileiro nos próximos meses. Especialistas preveem que tais medidas possam também influenciar a trajetória de valorização dos carros usados, que durante a pandemia experimentaram um aumento significativo de preços devido à escassez de insumos para a fabricação de veículos novos.

Tendência de Desvalorização para Veículos Usados
Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação para automóveis usados atingiu quase 17% nos 12 meses terminados em fevereiro de 2022. No entanto, esse ritmo desacelerou nos últimos meses e tem sido negativo desde fevereiro. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que entre maio de 2022 e abril de 2023, os preços de modelos usados e seminovos tiveram uma queda de 1%.
Enilson Sales, presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), disse em uma recente declaração que "o repasse ao valor dos veículos usados será proporcional ao desconto de até 10,96% a ser oferecido no valor dos modelos 0-km". Ele também ressaltou que cada modelo de carro usado tem suas peculiaridades, o que não acontece com os veículos novos.
Aumento nas Vendas de Usados
Apesar da desvalorização, os brasileiros compraram mais carros usados e seminovos. Nos primeiros quatro meses de 2023, foram adquiridos 3,2 milhões de automóveis usados e seminovos, um aumento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Eduardo Jurcevic, presidente da Webmotors, ecoa a visão de Sales, afirmando que "Não há como desconectar o mercado de novos do de usados". Segundo ele, um carro usado com dois anos de uso terá que se ajustar ao preço do veículo novo com desconto. Jurcevic, no entanto, não espera que os preços dos usados voltem aos níveis pré-pandêmicos, uma vez que a inflação e a falta de componentes tiveram um impacto significativo.
O Futuro dos Veículos Zero-Quilômetro
A alta nos preços dos veículos novos durante a pandemia levantou dúvidas sobre a desvalorização dos modelos 0-km. Sales enfatiza que a desvalorização dos veículos novos ainda persiste, apontando a elevação dos impostos e o encarecimento dos componentes eletrônicos como fatores que distanciaram o carro novo do poder aquisitivo da população. "O carro 0-km fica proibitivo para a população, que recorre aos modelos seminovos", acrescentou Sales.
Com a nova medida do governo e a consequente desvalorização dos